sexta, 19 de abril de 2024
10/08/2021 16:40

Fecomércio SC celebra 73 anos de atuação


A Fecomércio SC celebra no mês de agosto 73 anos de atuação em defesa dos interesses do comércio, serviços e turismo em Santa Catarina. Na prática, isso significa que a entidade e seus 68 sindicatos filiados trabalham em diferentes frentes – legislativa, política, econômica, trabalhista, sindical e social- para garantir a melhoria do ambiente de negócios para as empresas dos setores de serviços, habitação, varejo, atacado, turismo, supermercados e comércio farmacêutico.


O setor terciário responde por 55% do emprego no Estado (cerca de 1,15 milhão de vagas) e engloba mais de 686 mil empresas, que corresponde a 75% do total das empresas. Representa 53,4% do PIB do Estado e gera 51% do montante de ICMS arrecadado em Santa Catarina.


Dois grandes projetos marcam esta nova fase da Federação: a segunda edição do Disruptur, programa de inovação para fomentar o ecossistema turístico que será lançado nesta terça-feira (10), e uma nova plataforma de inteligência de mercado, que contará com painéis de dados e indicadores para auxiliar nos negócios e na tomada de decisão. O projeto deve ser apresentado no segundo semestre de 2021. A primeira etapa, desenvolvida exclusivamente para os sindicatos filiados, foi lançada em março.

Balanço das ações no último ano

No último ano, a entidade focou em pautas estratégicas para o setor terciário, como a aprovação da Reforma da Previdência, avanço da Reforma Tributária, adiamento do Bloco xliberação gradual das atividades econômicas, negociação do mínimo regional, implementação da LGPD e agendas regionais.

Ao lado das outras entidades do Cofem, a Fecomércio SC também debateu pautas prioritárias do setor produtivo, como veto ao aumento do fundo eleitoral, medidas para destravar crédito para empresas em SC, aplicação do Código Florestal às áreas de Mata Atlântica, entre outras.

A Federação ampliou ainda o leque de produtos e serviços para os empresários com o lançamento da Clínica LGDP e o programa de crédito CreSCer mais Sustentável




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt