sexta, 19 de abril de 2024
08/07/2021 16:55

Executivo da Hyundai diz que até 2030 carros voadores serão realidade


Vivaldo José Breternitz

A maior parte das pessoas espera que os próximos avanços significativos na área de veículos de passeio irão se concentrar nos automóveis elétricos e autônomos.

Mas de forma surpreendente, chegam ao mercado declarações de um alto executivo da indústria automobilística, dando conta de que, até o final desta década, os carros voadores serão uma realidade.

Quem fez essa afirmação foi Michael Cole, o chefe das operações europeias da marca sul-coreana Hyundai. Cole disse também que sua empresa tem feito "investimentos muito significativos" em mobilidade aérea urbana, esperando com ela reduzir congestionamentos e emissões de poluentes - isso leva a crer que a Hyundai acredita que os veículos totalmente elétricos não chegarão ao mercado em grande número tão cedo. Evidentemente, a empresa espera ganhar muito dinheiro com esses veículos.

Essas afirmações foram feitas em reunião da Society of Motor Manufacturers and Traders, lembrando que a Hyundai apresentou seu conceito de carro voador, desenvolvido em conjunto com o Uber, no Consumer Electronics Show realizado em Las Vegas em janeiro de 2020.

A Hyundai também está envolvida no projeto do primeiro aeroporto sem pistas convencionais, projetado para veículos elétricos capazes de decolar e aterrissar verticalmente (eVTOL), que tem inauguração prevista para este ano e fica em Coventry, Inglaterra.

As afirmações de Cole podem parecer excessivamente otimistas, mas na área da tecnologia, quase tudo é possível, inclusive que elas estejam totalmente equivocadas; lembremo-nos que em 2004 Bill Gates disse que em dois anos, o problema do spam estaria resolvido...

Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt