quinta, 18 de abril de 2024
05/01/2021 10:37

Marina Itajaí é a primeira do Brasil a receber ISO 14.001

Certificação internacional concedida à Marina Itajaí, no litoral de Santa Catarina, garante a prática de sistemas de proteção ambiental de alto desempenho e eficácia.

Após rigorosa auditoria, a Marina Itajaí se tornou o primeiro centro náutico turístico de atracação de barcos do Brasil a receber a certificação internacional ISO 14.001/2015 relacionado ao sistema de gestão ambiental. O selo consiste em uma série de processos e práticas para identificar, controlar, administrar e reduzir os impactos ambientais em todas as operações da marina. Também padroniza ações para que estejam em conformidade com a política ambiental da empresa, a prevenção à poluição e o apoio ao desenvolvimento socioeconômico da região.

“Além do fortalecimento da cultura náutica, como um dos principais complexos náuticos do Brasil, nossa intenção é continuar crescendo, porém de maneira sólida, gradativa e sustentável. Essa certificação também é um reconhecimento à nossa postura, práticas sustentáveis e preocupação ecológica, tanto em relação à empresa como por seus colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade”, explica Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí. 

“A certificação é resultado de quase cinco anos de trabalho com ações e investimentos constantes relacionados à sustentabilidade já realizadas pela empresa. É o caso do sistema de coleta de água da chuva; geração de energia limpa com a instalação de painéis solares; gerenciamento de resíduos; ponto de carregamento de carros elétricos, monitoramento da qualidade da água, e apoio a inúmeros eventos do gênero”, complementa.

Além de fortalecer as medidas adotadas para controlar e reduzir os impactos ambientais, a padronização proposta pela certificação também promove a melhoria contínua dos processos operacionais. Ainda valida a gestão de política ambiental da marina que é: “Capacitar e comprometer os colaboradores com as questões ambientais, além de envolver fornecedores, prestadores de serviços e clientes. Preservar o meio ambiente, identificar, controlar e monitorar os riscos, e promover a melhoria contínua dos processos e das ações com o objetivo de minimizar os impactos ambientais negativos”.

Apoio a eventos de preservação ambiental

Desde o início das suas operações, a Marina Itajaí também foi importante aliada de eventos e projetos relacionados à sustentabilidade. É o caso do “Juntos Pelo Rio”, evento organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, que somente na última edição reuniu 1200 voluntários e retirou cerca de nove toneladas de resíduos do Rio Itajaí-Açu. Um exemplo de ação importante capaz de sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente, a valorização da água e a consciência para não jogar lixo nos rios, nas ruas ou calçadas.

Em 2019, a marina também foi base para um projeto internacional que combate o impacto dos plásticos nos oceanos. A ação Corona X Parley teve o apoio de 37 voluntários para a retirada de lixo das águas e margens da foz do Rio Itajaí-Açú. Oito barcos deram suporte na atividade que durou cerca de três horas e recolheu 790 kg de resíduos, sendo 90% classificados como de origem plástica.

SOBRE A MARINA ITAJAÍ

Inaugurada em 2015, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais e amplo estacionamento.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt