segunda, 28 de setembro de 2020
09/09/2020 17:48

Consumo de gás natural tem o melhor agosto da história em SC


O consumo diário de gás natural em Santa Catarina cresceu 6,2%, saltando de 1,9 milhão de m³ em julho para 2,02 milhões em agosto. Este foi o segundo maior resultado registrado pela Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) em 2020, atrás apenas de fevereiro, quando a média de consumo diário foi de 2,07 milhões de m³.

Além do segundo melhor resultado no ano, este também foi o maior consumo médio diário para um mês de agosto na história da Companhia, com um crescimento de 1,2% em relação a 2019.

O maior responsável por esta alta foi o setor industrial, que também é o maior cliente do insumo no Estado (cerca de 80%). Na comparação com julho, o consumo de gás natural pela indústria subiu 7%. No período, a SCGÁS também chegou a marca de 300 indústrias atendidas no Estado.

Com o aumento, Santa Catarina voltou a operar próxima ao limite de 2,1 milhões de m³ diários contratado pela SCGÁS junto à Petrobras, o que tem preocupado o setor produtivo. Em agosto, os presidentes da Federação das Indústrias de SC (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, e da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, se reuniram para discutir possíveis soluções para o problema.

Segundo Lehmkuhl, o processo de retomada econômica deve demandar novos investimentos que ampliem a capacidade de entrega de gás em Santa Catarina.

"Esse é um bom problema que nós estamos tendo. Um mercado reagindo numa velocidade muito acima do esperado. A retomada econômica veio de forma consistente e nós já estamos vendendo volumes acima do que vendíamos antes da pandemia. Isso significa que nosso gargalo agora vai ser expandir a infraestrutura, não só de distribuição", destacou.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt