sexta, 19 de abril de 2024
15/07/2020 18:27

Safra de mel de Santa Catarina supera as expectativas


A safra de mel 2019/2020 de Santa Catarina, superou as expectativas e ficou em 7,5 mil toneladas, de acordo com levantamento feito pela Federação das Associações dos Apicultores e Meliponicultores de Santa Catarina (FAASC) e Epagri. “Essa ótima safra aconteceu devido à pouca incidência de chuva no período e também porque esse ano tem a produção de mel de Melato de Bracatinga. o que acontece de dois em dois anos”, diz o presidente da FAASC, Ivanir Cella. Ele comemora a boa safra no ano em que a Feira do Mel de Florianópolis foi reinventada por conta da pandemia e virou a Feira Virtual do Mel de Santa Catarina e agora atinge todo o Brasil.

 

A safra dessa temporada é 30% maior que a última safra 2018/2019, que foi de 5,8 mil toneladas considerada uma safra ruim. Segundo Cella a baixa safra anterior foi resultado de um período chuvoso, o que prejudicou bastante os apicultores e meliponicultores do estado. A safra atual só é menor que a do período 2016/2017, que ficou em 8,2 mil toneladas.

 

De acordo com o chefe da Divisão de Estudos Apícolas da Epagri, Rodrigo Durieux Cunha, a média anual em Santa Catarina costuma ficar em torno de 6,5 mil toneladas. Para ele o fator climático em especial ajudou os produtores catarinenses e resultou na super safra. “O tempo mais seco permite que as abelhas saiam mais das colmeias e diminui a umidade do néctar, aumentando o rendimento no favo e as abelhas gastam menos energia para desidratá-lo. Quando chove bastante, as abelhas não saem da colmeia, consumindo o mel estocado e há mais riscos de perda de qualidade do produto na colheita”, explica.

 

Mel Catarinense

 

Os bons resultados da apicultura e meliponicultura de Santa Catarina são resultado de um forte investimento em tecnologia e extensão rural qualificada, ligada a tradição do associativismo, que fortalecem a produção. Em 2013 iniciou-se um trabalho para o fortalecimento da apicultura catarinense. Numa articulação liderada pelo associativismo apícola entre as instituições públicas, iniciou-se um processo de força tarefa na composição de um mutirão para o desenvolvimento da apicultura catarinense, com a participação efetiva da FAASC, EPAGRI, SENAR, SEBRAE, UFSC, Fundação Banco do Brasil, Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, com apoio da inciativa privada envolvida na cadeia produtiva, se concretizando em 2014. 

 

A FAASC com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil/BNDES e SEBRAE, e apoio da EPAGRI, SENAR e UFSC, realizou um levantamento da apicultura catarinense, resultando em um diagnóstico apícola do estado. A apicultura está presente em 17 mil propriedades do estado, com 323 mil colmeias, que produzem em anos de safras normais 6.500 toneladas de mel em uma área de 95.346 km², atingindo a produtividade de 60 kg por km², a maior do país, que produz em média 5 kg por km2. 

 

Isto é resultado do mutirão iniciado em 2013. Temos uma apicultura desenvolvida, tornando-se a principal fonte de renda em centenas de propriedades catarinenses. Podemos dizer que não tem um dia que não tenha uma atividade rumo ao desenvolvimento da apicultura do nosso estado.


 

Crédito foto da abelha - Marco Lucini/Epagri




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt