quinta, 18 de abril de 2024
31/12/1899 00:00

Movimentação dos portos catarinenses cresce significativamente no trimestre


Embora exista certa preocupação do setor com relação aos próximos meses, com relação ao impacto dos Blank Sailing ocorridos nos portos do continente asiático em fevereiro e março, os resultados do complexo portuário catarinense ficaram além das expetativas no primeiro trimestre deste ano, tanto para as operações com contêineres, quanto para carga geral e graneis. É esse potencial que a Logistique - Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais de Cargas vai mostrar ao mercado de 1 a 3 de setembro, no Centro de Convenções da Expoville, em Joinville, SC. O evento vai reunir em um único espaço importantes players que formam as cadeias logística e de comércio exterior, prestadores de serviços e potenciais clientes para discutir e promover o setor.

As estatísticas oficiais de março ainda não foram divulgadas pela Autoridade Portuária de Itajaí, mas com certeza, a atividade não sentiu os reflexos econômicos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A afirmação é do superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles. O gestor diz que a movimentação de março ficou estável em relação a fevereiro, quando o Porto Organizado de Itajaí movimentou 107,13 mil TEUs (Twenty-foot Equivalent Unit – unidade internacional equivalente a um contêiner de 20 pés), com avanço de 16%. Em comparação a março de 2019.

“O crescimento deve seguir a constante em dois dígitos, como vem sendo registrado nos últimos meses”, diz o assessor da Superintendência, Heder Cassiano Moritz. Ele assegura que o primeiro trimestre fechou com um bom índice de crescimento e os números devem ser divulgados até o final da semana. O terminal de uso privado (TUP) Portonave SA, em Navegantes, também operou dentro da média do período.

O TUP Porto Itapoá, no Norte do Estado, encerrou o primeiro trimestre deste ano com mais de 118 mil contêineres movimentados e avanço de 23,3% em relação ao igual período do ano passado. Já em março a movimentação do Porto Itapoá ultrapassou 42 mil unidades. O Terminal, contudo, acredita que não é possível fazer projeções para os próximos meses. A operação em Itapoá ocorre em regime de contingenciamento, seguindo à risca todos os protocolos determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa). O foco é atender a todos dentro de rígidos protocolos sanitários.

Recorde

O bom desempenho das exportações brasileira no primeiro trimestre deste ano, puxado pelas commodities, também impactou em um avanço de 72% nas operações do Porto de São Francisco do Sul nos meses de janeiro a março deste ano. Além dos embarques de bens como soja, petróleo e minério de ferro não terem sido impactados pela pandemia do Covid-19, as obras de melhoramento, manutenção preventiva e corretiva do Corredor de Exportações [em franco andamento], possibilitaram ao porto em março a sua maior movimentação mensal em comparação com o mesmo mês, no período 2015 a 2020.

Foram quase 803 mil toneladas de soja movimentadas no mês, o segundo maior volume mensal do item movimentado em duas décadas, superado apenas em de março de 2014. E as expectativas para os próximos meses são ainda melhores. Com a adequação do Corredor de Exportação e do Terminal Graneleiro de São Francisco do Sul (TGSFS), as previsões de recorde de safra para o agronegócio, somadas ao câmbio favorável, fazem com que os gestores do porto catarinense apostam no aumento dos volumes operados. 

O Porto de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, operou 486 mil toneladas em março, com avanço de 5%. No mesmo mês do ano passado o porto quebrou seu recorde histórico de movimentação mensal de cargas, o que torna o período um paradigma fora da curva em termos de comparação. A soja representou 34,2% da movimentação no mês e, os contêineres, 16,6%. No trimestre foram movimentadas 1,18 milhão de toneladas.

Os dois portos têm suas gestões estadualizadas por meio das empresas públicas SCPar Porto de Imbituba e SCPar Porto de São Francisco do Sul, subsidiárias do acionista único SC Participações e Parcerias. Exercem a Autoridade Portuária dos complexos de Imbituba e São Francisco do Sul. Portanto, são responsável por administrar a infraestrutura e fiscalizar as operações dos dois portos organizados.

Infraestrutura de ponta e localização estratégica

“A soma da movimentação de cargas nos portos e terminais do Sul já é maior que a do porto de Santos, segundo a edição 2019 do Anuário Estatístico da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) 2019. Além disso, Joinville tem uma localização estratégica em relação à maioria dos portos do Sul. Juntas, estas situações proporcionam à Santa Catarina as condições ideais para sediar um evento do porte da Logistique, que é referência em temas logísticos abordados na feira, no congresso técnico e na programação paralela”, diz o diretor do evento, Leonardo Rinaldi.

A Logistique chega a sua terceira edição posicionada como um importante e estratégico agente para negócios, conteúdo e network para a região sul, reunindo os principais players do setor e fornecendo soluções para atender as necessidades de toda a cadeia logística, seja na intralogística, transporte multimoda ou comércio exterior. A edição 2020 já tem confirmados os patrocínios do Porto Itapoá e a MAN Latin America - Volkswagen Caminhões e Ônibus. A feira é organizada pela Zoom Feiras & Eventos, uma empresa com mais de 10 anos de tradição no mercado catarinense.




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