sábado, 20 de abril de 2024
02/03/2020 08:35

Mergulhadores avaliam dano em navio encalhado a serviço da Vale

Ibama notificou Vale e Polaris

Uma equipe de mergulhadores começou a avaliar neste domingo a extensão dos rasgos no casco do navio "MV Stellar Banner", contratado pela Vale e que está encalhado a cerca de cem quilômetros da costa do Maranhão desde a semana passada. A embarcação transportava 294,8 mil toneladas de minério de ferro que seriam exportados para a China e 3,8 milhões de litros de óleo combustível. Segundo fontes, se tudo der certo, deverá ser inicialmente retirado o óleo para estabilizar o navio com flutuadores e, depois, retirar o minério.

O Ibama acompanha as ações em curso. Já estão no local desde este sábado duas embarcações de contenção em caso de eventuais derramamentos de óleo ou minério, cedidas pela Petrobras. Outros dois navios de contenção de vazamento se dirigem ao local.

Marcelo Amorim, coordenador de Atendimento a Emergências Tecnológicas e Naturais do Ibama, explicou que a mancha de óleo encontrada no primeiro sobrevoo feito pelo Ibama na quinta-feira, de 333 litros, era do óleo residual na parte superior do navio e em vários equipamentos. Ainda assim, a mancha se espalhou no entorno da embarcação, numa área de 800 metros. Segundo o Ibama, os tanques com 3,8 milhões de litros de combustível estão intactos.

Publicidade

Marintec Navalshore

 

 

O navio não se movimentou nos últimos dias, mantendo a inclinação de 21 graus, o que dá maior segurança às equipes que trabalham no local.

— Temos um plano para proteção de todo o dano ambiental que porventura ocorra a partir de algum problema maior no navio — disse ao Jornal Hoje Newton Costa Neto, comandante do 4º Distrito Naval da Marinha. — Se isso acontecer, ele será acionado.

Segundo Leven Siano, advogado da empresa Polaris, dona do navio, a empresa, como proprietária e armadora, trouxe o que “há de melhor no mundo para providenciar a salvatagem do navio e a preservação ambiental”.

Ibama notificou Vale e Polaris

A Vale a a Polaris foram intimadas para informar até domingo (1) ao Ibama detalhes sobre as quantidades e os tipos de óleos contidos nos tanques da embarcação. O Ibama notificou as duas empresas, dando prazo de 24 horas para receber as informações. O prazo contou a partir da data do recebimento da notificação. Com informações de O Globo




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt