sexta, 03 de julho de 2020
17/02/2020 09:50

Inadimplência cresceu 8,8% entre os catarinenses em 2019

Estado teve a maior alta no número de endividados do país. Rio do Sul, Blumenau e Joinville lideram crescimento

Segundo uma pesquisa divulgada pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) e pela Boa Vista SPC, a inadimplência cresceu 8,8% em Santa Catarina no ano de 2019, maior valor desde 2011. Após três anos de queda, essa foi a primeira alta no número de endividados.

Ao mesmo tempo em que mais catarinenses atrasaram dívidas, a recuperação de crédito subiu 6,3%. Este foi o segundo ano consecutivo de alta no índice e o maior resultado desde 2012. "A volta da empregabilidade e da renda afeta também o consumo, a contratação de crédito e as dívidas", explicou o presidente da Facisc, Jonny Zulauf.

No contexto nacional, Santa Catarina teve o maior crescimento na inadimplência (8,8%) e o sétimo maior crescimento na recuperação de crédito do consumidor (6,3%). No Brasil, o Indicador de Registros de Inadimplentes teve queda de -2,6% e o Indicador de Recuperação de Crédito do Consumidor recuou -2,7% no ano de 2019.

 "A recuperação do crescimento econômico e de emprego e renda são fatores condicionantes para um reequilíbrio mais vigoroso das dívidas e esse movimento da recuperação do crédito segue um ritmo mais acelerado no Estado do que pelo lado da inadimplência, já que é o segundo ano consecutivo de crescimento, e também um dos maiores do país", ressaltou o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues.

Indicadores por municípios

A inadimplência cresceu em todas as dez cidades pesquisadas. A variação foi maior em Rio do Sul (16,5%), Blumenau (15,6%) e Joinville (14,1%), enquanto Lages registrou o menor crescimento entre os municípios (1,6%). Já quando o assunto é recuperação de crédito, os maiores crescimentos foram em Blumenau (30,8%), Criciúma (25,9%) e Tubarão (25,5%), enquanto a Capital registrou o menor crescimento entre as cidades (7,6%).




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt