quarta, 05 de agosto de 2020
05/02/2020 07:30

Produto fabricado em SC ganha prêmio internacional de design

Santa Luzia usa resíduos plásticos de poliuretano para fabricar os revestimentos

Sustentável por princípio, a Indústria Santa Luzia conquistou nesta terça-feira (4) o renomado prêmio internacional iF DESIGN AWARD 2020 com sua coleção de revestimentos sustentáveis SIX.

A coleção foi escolha unânime entre os 78 jurados na disciplina produto na categoria de revestimentos. Ao todo, a competição reuniu 7.298 inscrições oriundas de 56 países diferentes. Ainda nesse mês, a coleção vai figurar no Guia de Design 2020 da iF, abrindo os trabalhos para a cerimônia de premiação em maio na Alemanha.

Organizado pela iF - International Forum Design GmbH desde 1953, trata-se do selo de design independente mais antigo do mundo, consagrando-se como símbolo de excelentes realizações ao se concentrar em reconhecer o poder inovador do design.

A SIX reúne revestimentos hexagonais de 13x15 cm em seis opções de cores: branco, preto, ouro, ouro rosé, cinza glacial, cinza elefante, grafite e rupestre. As peças são fabricadas a partir do reaproveitamento de resíduos plásticos de poliuretano (PU).

O PU é muito utilizado na indústria de refrigeradores e de automóveis como isolante térmico, mas sua reciclagem encontra os mesmos desafios de plásticos similares como o poliestireno expandido (EPS), popularmente conhecido pela marca Isopor®.

Eles ocupam muito espaço e são extremamente leves, deixando de atrair o interesse de catadores e cooperativas, além do desconhecimento de boa parte da população sobre a possibilidade de que são plásticos que podem ser 100% reciclados.

Desde que dispensou o uso da madeira como principal matéria-prima no início dos anos 2000, a Santa Luzia já transformou quase 50 milhões de kg de resíduos plásticos em materiais de construção sustentáveis de alto desempenho e durabilidade.

Fundada em 1942 como uma modesta fábrica de espelhos em Braço do Norte (SC), a empresa hoje é referência no mercado de perfis decorativos, que reúne rodapés, rodameios, rodatetos e guarnições e seus acessórios.

A Santa Luzia está presente em mais de 400 cidades pelo Brasil, totalizando 4 mil pontos de venda. Cerca de 10% da produção é exportada para países como Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Japão.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt