sexta, 19 de abril de 2024
05/02/2020 07:00

Termotécnica lança marca internacional para suas soluções de conservação de produtos frescos na FRUIT LOGISTICA 2020, em Berlim

Como parte da estratégia de aumentar participação no mercado externo, companhia apresenta em primeira mão na Alemanha a marca FarmFresh

As soluções de conservação da Termotécnica estão obtendo grande aceitação no agronegócio por valorizar a fruta brasileira permitindo atender mercados mais distantes, mantendo a qualidade e o frescor por mais tempo. Esse é o quarto ano que a empresa vem participando dos mais importantes eventos internacionais para o agronegócio.

Como parte da estratégia de aumentar participação no mercado externo, na edição de 2020 da Fruit Logistica Berlin, que acontece de 5 a 7 de fevereiro, a Termotécnica vai apresentar soluções de conservação pós-colheita com a nova marca FarmFresh. A iconografia da marca é a mesma utilizada para a linha DaColheita, mas o nome em inglês facilita o entendimento nos mercados mundiais e reforça o frescor que é o grande atributo das soluções.

O diretor Superintendente da Termotécnica, Nivaldo Fernandes de Oliveira, define o posicionamento da linha FarmFresh como um grande “companheiro de viagens” para as frutas cultivadas pelos produtores brasileiros chegarem em perfeito estado aos mercados exigentes como o europeu. “Ou seja, as nossas soluções pós-colheita garantem que depois que os produtores colham as frutas, elas sejam acondicionadas, transportadas, entregues e expostas aos seus clientes em diversos países com a mesma qualidade, frescor e cuidado do processo de cultivo e colheita.”

Marcando presença no Pavilhão Brasil junto a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), serão apresentadas as soluções da linha FarmFresh para acondicionamento de mamão, manga, limão Tahiti, abacate e a caixa para quatro cumbucas que atende várias culturas e permite também o porcionamento de frutas e outros vegetais frescos.

O momento e o local não poderiam ser mais propícios para esse lançamento, já que no último dia 18 de janeiro, os governos do Brasil e da Alemanha firmaram acordo de cooperação técnica no setor agrícola. O acordo foi assinado pelas ministras Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Julia Klöckner (Alimentação e Agricultura da Alemanha), em Berlim. “Esse acordo vai aproximar mais os dois países, trocaremos conhecimento e nós poderemos mostrar a tecnologia que desenvolvemos para criar a agricultura tropical brasileira”, disse Tereza Cristina. Ainda em Berlim, a Ministra teve reuniões bilaterais com Argentina, Holanda, Organização Mundial do Comércio (OMC) e com o diretor-geral da FAO, Dongyu Qu.

Soluções pós-colheita valorizam as frutas brasileiras nos mercados internacionais e combatem o desperdício de alimentos

Nesta verdadeira corrida contra o tempo, do produtor ao consumidor, as soluções pós-colheita da Termotécnica ampliam em até 30% o shelf-life das frutas mantendo suas propriedades nutricionais por mais tempo. Com tecnologia e designs patenteados, permitem alto isolamento térmico, facilidade no empilhamento e transporte. Isso representa também dias a mais com a fruta saudável nas gôndolas com muitas vantagens para o varejista.

Certificados por testes em laboratórios europeus (AgroTropical e HDG), esses resultados conferem redução de perdas e desperdício de alimentos, o que torna a linha Farm Fresh sustentável e adequada para acondicionar as frutas da colheita até o consumidor, reduzir a absorção de impactos no transporte e melhorar a exposição no varejo. “Apresentamos os resultados de testes e quantificamos os ganhos de acordo com cada realidade. Com a ampliação do shelf-life e todas as características de eficiência logística, como redução no frete, ajudamos os clientes a aumentar a competitividade e, consequentemente, seus volumes de venda e participação nos mercados em todo o mundo”, afirma Nivaldo de Oliveira.

E com a premiação WorldStar 2019, concedido pela WPO (World Packaging Organization), dos mais importantes reconhecimentos do mercado de embalagens, nas categorias Food e Save Food, a Termotécnica consolida-se como referência mundial em soluções pós-colheita contribuindo para que frutas, legumes e verduras (FLV)  brasileiros ganhem mais destaque nos mercados internacionais e combatendo o desperdício de alimentos.

Inovação e Tecnologia pela Sustentabilidade
As soluções FarmFresh reforçam o compromisso da Termotécnica em desenvolver soluções de embalagens inovadoras, ativas e sustentáveis. O EPS é um material 100% reciclável formado por 98% de ar, não utiliza CFC e HCFC e por isso não gera danos à camada de ozônio. Por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias. O seu processo requer baixíssima utilização de recursos naturais como água e energia, não contamina e não gera riscos à saúde e ao meio ambiente.
No ano passado, às vésperas de iniciar o fornecimento de embalagens para a exportação de frutas –, um dos produtos de maior valor agregado do agronegócio brasileiro –, a Termotécnica também reforçou suas parcerias com as empresas do Global Packaging Alliance, formada por dezenas de fornecedores que garantem a reciclagem de embalagens de EPS em países como Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, França, Reino Unido e Estados Unidos.

No Brasil, desde 2007, a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil. Já são mais de 40 mil toneladas de EPS pós-consumo que ganharam um destino mais nobre – ou seja, 1/3 de todo o material consumido no país.

Além da parceria próxima com os produtores e agentes de toda a cadeia logística, a Termotécnica amplia também o trabalho com os varejistas para aderirem ao Reciclar EPS e disponibilizarem ao consumidor final pontos de recolhimento para reciclagem deste material.

Com as soluções pós-colheita a Termotécnica contribui com ODS 12 (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável) que tem a meta de cortar pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento.

Sobre a Fruit Logistica Berlin

Maior evento do comércio internacional de produtos frescos, todos os anos, a feira reúne 3.200 expositores e 78.000 visitantes de negócios. Cobre todos os setores do negócio de produtos frescos e fornece uma imagem completa das últimas inovações, produtos e serviços em todos os elos da cadeia de suprimentos internacional.

Sobre a Termotécnica

Aos 58 anos, a Termotécnica é uma das maiores indústrias transformadoras de EPS da América Latina e uma das empresas mais sustentáveis do Brasil, de acordo com o Guia Exame 2019. Empreendedora, produz desde soluções para Embalagens e Componentes, Conservação, Agronegócios, Cadeia de Frio, Movimentação de Cargas até itens para Construção Civil. Com matriz em Joinville (SC), possui unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR) e Pirabeiraba (SC).




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt