domingo, 24 de maio de 2020
14/01/2020 08:00

Retrospectiva 2019: Destaques do cenário de tecnologia catarinense

Representado pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o setor registrou aumento de faturamento e no número de associados, além de assinar relevantes parcerias em 2019

Quase 5 mil pessoas impactadas por mais de 160 eventos ao longo do ano, e aumento de 25% na base de associados. Esses são alguns dos números levantados pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) em 2019 que mostram o reflexo de ações que vêm sendo tomadas em prol do desenvolvimento do ecossistema catarinense de tecnologia e inovação.

Outro importante resultado da maturidade alcançada pelo ecossistema este ano, que registrou faturamento anual de R$ 15,8 bilhões, foi a conquista do primeiro lugar no Startup Awards, maior prêmio do ecossistema de startups e inovação do Brasil, de três representantes de Santa Catarina, nas categorias de hub de inovação (ACATE), aceleradora (Darwin Startups) e comunidade do ano (Startup SC). “Tudo isso é fruto da integração e da união de todos os atores que trabalham para o bem maior que é a geração de soluções inovadoras para Santa Catarina”, afirma Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. 

Confira as principais entregas para o setor de tecnologia catarinense:

Ampliação da Rede de Centros de Inovação e LinkLabs

Compromisso assumido em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e perante a sociedade no início de 2018, a Rede de Centros de Inovação visa criar ambientes propícios para o desenvolvimento de empresas de base tecnológica por toda Santa Catarina. Este ano, a Rede completou um ano de atuação, e já conta com quatro unidades credenciadas: Primavera, Downtown, Soho e Sapiens Parque. Além destes, a ACATE inaugurou em 2019 um novo CIA, em São José. Já a Rede de LinkLabs — programa estratégico gerenciado pela ACATE que aproxima startups de médias e grandes empresas — ganhou em 2019 duas novas unidades, totalizando três na Rede e sendo elas localizadas no CIA Primavera, no CIA São José e no Ágora Tech Park, em Joinville. Hoje são 29 corporates conectadas ao programa, além do Governo do Estado de Santa Catarina, que passou a integrar o LinkLab com o lançamento do Laboratório de Inovação do Governo do Estado de SC, NIDUS, com foco em incluir o Governo no ecossistema. “Além das corporates, 46 startups estão conectadas atualmente à Rede LinkLab, mas ao longo desses três anos do programa construímos uma base de mais de 440 startups”, celebra Daniel.

Lançamento de novo programa estratégico

O ano de 2019 foi marcado também pelo lançamento do StartLab, programa estratégico da ACATE voltado a startups em fase de ideação e a times de inovação de grandes empresas. O programa já está operando no CIA Sapiens Parque, no Norte da Ilha de Santa Catarina, e conta com oito startups que estão passando por validação de seus modelos de negócio, além de um time de grande empresa buscando inovação. “O StartLab vem para complementar uma rede de programas da Associação voltado a apoiar a jornada dos nossos empreendedores, agregando agora maior orientação no início deste caminho, que é um dos momentos mais difíceis enfrentados”, afirma Daniel.

Interiorização

O LinkLab Ágora, em Joinville, representou mais um passo em direção ao objetivo de interiorização da Associação, que busca estar cada vez mais presente e valorizar não somente a Capital, mas todas as regiões do Estado. “Já temos parceria com Tubarão, Chapecó, Blumenau, Criciúma, Rio do Sul, Itajaí e Brusque; e neste ano demos um passo muito importante que foi a formalização da parceria com o Orion Parque Tecnológico, em Lages, fortalecendo nosso relacionamento com os empreendedores e empreendedoras da região Serrana e acelerando ainda mais o desenvolvimento local”, celebra Daniel.

Prêmios e Eventos

Além do reconhecimento pelo segundo ano consecutivo entre os melhores hubs de inovação do Brasil, em 2019, a ACATE também foi premiada com o reconhecimento do MIDITEC entre as cinco melhores incubadoras do mundo, pelo segundo ano consecutivo, pelo UBI Global, concorrendo com mais de 360 programas de incubação de mais de 82 países. A incubadora foi a única de toda a América Latina a figurar no top 5. Eventos também marcaram a trajetória do ecossistema catarinense de tecnologia e inovação neste ano, entre eles o Floripa Conecta, que englobou mais de 60 eventos, entre eles o Startup Summit e o Innovation Summit, e os eventos internacionais de que a Associação participou, Colision, no Canadá, e WebSummit, em Portugal.

Parcerias

Além da definição de parceiros locais da ACATE nas diversas regiões do Estado, outro tipo de parceria valorizada pela Associação para fomentar ainda mais o desenvolvimento do ecossistema em Santa Catarina é com grandes instituições que possam investir no Estado e contribuir com a ampliação das possibilidades de geração de negócios para as empresas catarinenses. Em 2019, foram assinados contratos de cooperação com o inovabra habitat, braço de inovação do Banco Bradesco, e com a CTG Brasil, multinacional chinesa do setor de energia. “Foi um ano de muitas conquistas, e 2020 vai ser ainda mais incrível”, conclui e comemora Daniel.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt