domingo, 31 de maio de 2020
27/12/2019 18:14

Porto de Itajaí finaliza o ano com a chegada de mais dois navios Roll On Roll Off na mesma semana

No total são 31 atracações e número de veículos desembarcados ultrapassou a marca de mais de 36,4 mil unidades.

Na penúltima semana deste ano, dois navios atracaram no Porto de Itajaí, através do sistema de cargas Roll On Roll Off.

Na terça-feira (24), o navio General San Martin, de bandeira liberiana, atracou em Itajaí às 6 horas da manhã. De acordo com a Gerência de Operação do Porto de Itajaí, foi a trigésima embarcação a atracar e suas operações iniciaram às 7h e encerraram às 16:30h. A embarcação pertence ao Armador Maruba, tem 175,91 metros de comprimento por 31,15 metros de largura (boca). Seu ponto de origem de tráfego naval ocorreu no Porto de Zarate (Argentina), e de Itajaí partiu rumo ao porto de Rio de Janeiro (RJ).

No navio General San Martin, vieram a bordo 1070 veículos importados da montadora americana General Motors (GM-Chevrolet). Todas as unidades são do modelo CRUZE e totalizaram 1.377.090 quilos.

Nesta sexta-feira, 27, foi a vez do navio de bandeira japonesa – MICHIGAN HIGHWAY, também atracar no Porto de Itajaí. Com 200 metros de comprimento por 33 de boca (largura), a embarcação com veículos importados da montadora GM pertence ao Armador K-Line e trouxe a bordo 397 unidades dos modelos TRACKER e EQUINOX, registrando o peso de 694.200 quilos. As cargas dos dois navios somam um total de 2.071.290 quilos.

A embarcação partiu do Porto de Altamira (México), fazendo sua primeira escala no Brasil, no Porto de Aratu (Bahia). Chegou ao Porto de Itajaí às 07 horas desta sexta-feira e após encerrar suas operações, seguirá seu roteiro marítimo para o porto privado Delta Dock, cidade de Lima, na Argentina.

Em 18 meses de operações, agora o número de atracações chega a 31 desembarques. A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo CRUISE a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY. Com os dois desembarques desta semana o somatório total de veículos registra a marca de 36.400 unidades.

“Creio firmemente que este é um trabalho em que a superintendência do Porto de Itajaí realizou junto com toda a comunidade portuária, onde o governo do Estado de alguma forma, foi extremamente positivo em criar atrativos para que as montadoras se estabeleçam em nosso estado gerando emprego, receita e impostos. O porto forneceu sua infraestrutura adequada para que fossem realizadas estas operações. Ressalto a importância e o empenho dos trabalhadores portuários avulsos através do operador APM Terminals para que pudessem efetivamente dar condições à nível de operacionalidade, produtividade e segurança, para que esta grande montadora, a GM se estabelecesse aqui em Itajaí.  Nesse ano passamos a ter a movimentação de carga geral e no ano que vem iremos intensificar ainda mais dando um verdadeiro mix de cargas bem interessante para o porto. Isso garante a atuação do trabalhador portuário, do transportador, do despachante, do agente marítimo, e a cidade toda ganha com isso”, enfatiza o Superintendente do Porto de Itajaí, Engº. Marcelo Werner Salles.

Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas. Após o descarregamento e vistoria, os carros são conduzidos ao recinto alfandegado do porto público e encaminhados, por carretas cegonheiras, até suas concessionárias responsáveis.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

“É muito gratificante chegarmos a mais de 36 mil veículos desembarcados no Porto de Itajaí. Temos que continuar fazendo o nosso trabalho de angariar e agregar áreas para trazer novas montadoras, pois hoje o porto está muito bem representando num seleto grupo de portos que atuam com este sistema de operações e por isso somos referência neste modal”, destaca o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt