terça, 16 de abril de 2024
29/11/2019 08:34

Institutos SENAI recebem prêmio da ANP por robô para limpar dutos de petróleo

Mecanismo está sendo desenvolvido para eliminar hidratos e parafinas gerados pelo resfriamento do óleo do pré sal ao transpor o oceano e que se solidificam dentro dos dutos

Os Institutos SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, de Florianópolis-SC, e de Polímeros, de São Leopoldo-RS, foram premiados como finalistas do Prêmio ANP (Agência Nacional de Petróleo) pelo desenvolvimento de um robô para a limpeza de dutos do pré-sal. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com as universidades de São Paulo (USP) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além da Petrobras. A premiação foi realizada nesta quinta (28), no Rio de Janeiro.

O projeto, intitulado Annelida, ajudará a estatal petrolífera a reduzir perdas estimadas em bilhões de reais na substituição de dutos danificados e em lucros cessantes decorrentes da operação. O petróleo extraído do pré-sal sai do solo a uma temperatura de 60 a 70 graus C, mas vai se resfriando ao passar pelo oceano, um percurso de até 7 quilômetros, podendo chegar à temperatura de quatro graus. Esse resfriamento faz com que o óleo vá se solidificando e liberando hidratos e parafinas, que aderem à parede do duto, podendo entupi-lo. A iniciativa está em fase de desenvolvimento e deve ser testado em 2020.

A complexidade do projeto exigiu das instituições parceiras o desenvolvimento de 14 novas tecnologias. Entre elas estão sistemas de aquecimento, de alimentação, sensoriamento, controle e comunicação, transmissão de carga, vasos de pressão, até um processo específico de análise de risco. 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt