terça, 15 de outubro de 2019
04/07/2019 14:55

Porto de São Francisco do Sul mostra seu potencial na Logistique 2019

Sétimo do Brasil em movimentação de cargas e único catarinense especializado na movimentação de graneis, o Porto de São Francisco do Sul mostra pelo segundo ano consecutivo suas vantagens logísticas na Logistique – Feira e Congresso de Negócios Multimodais

O Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte do Estado, completou 64 anos de atividade em julho e apresenta sua estrutura e projetos durante a Logistique – Feira e Congresso de Negócios Modais, de 27 a 29 de agosto, no Centro de Exposições da Expoville, em Joinville. Consolidado como o maior em movimentação de cargas em Santa Catarina e o 7º maior do Brasil, o porto tem sua gestão estadualizada, exercida pela SCPar Porto de São Francisco do Sul, uma empresa pública do Estado de Santa Catarina, subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias.

O diretor-presidente do SCPar Porto de São Francisco do Sul, João Batista Furtado, diz que o porto ocupa posição de destaque nos cenários nacional e internacional, com a movimentação de 11,4 milhões de toneladas em 2018 e respondendo pela fatia de 25,61% das cargas movimentadas pelos portos catarinenses. Recebe a média de 38,6 navios por mês e é responsável direta e indiretamente pela arrecadação de 70% da cidade na qual está instalado.

“É todo esse potencial, juntamente com nossos projetos de investimentos, que queremos mostrar para o mercado durante a edição deste ano da Logistique, essa importante feira de logística e negócios que reúne importantes usuários e prestadores de serviços para o segmento portuário”, diz Furtado. O executivo destaca ainda que a Logistique é um evento genuinamente catarinense e uma excelente vitrine para os produtos e serviços do segmento.

Projetos e investimentos

No entanto, para manter forte a relação econômica do porto com os mercados nos quais está inserido, Furtado diz que ainda há muito a ser feito. “Medidas a curto e médio prazo já estão sendo tomadas para que no futuro o complexo portuário não se torne obsoleto e mantenha seu grau de competitividade”, garante o gestor.

Nesse contexto ganham destaque os aportes na manutenção dos atuais shiploaders – que são dois corredores de exportação, cada um com capacidade de carregamento de 1,5 mil toneladas/hora, que já receberam investimentos de R$ 21,3 milhões. A médio prazo está prevista a aquisição de novos shiploaders, com investimentos de R$ 80 milhões, que ampliarão a capacidade operacional para 2 mil toneladas hora cada equipamento.

Ainda neste ano, entre outras ações, o porto vai concluir as obras do novo gate in, em agosto. “Esse investimento vai oferecer nova dinâmica nas operações de navio e transporte interno do Porto de São Francisco, possibilitando, inclusive, um crescimento de 40% na logística das operações do cotidiano portuário”, avalia Furtado.

Ainda estão previstos para este ano a contratação de serviço de batimetria e dragagem de manutenção dos canais externo e interno, o início do processo de licenciamento ambiental para a remoção de rocha no início do berço 101, estudos para obras de aterramento e implantação do novo projeto de sinalização náutica do acesso aquaviário e a continuidade dos estudos necessários para revisões tarifárias, visando atender demandas de investimento, mas mantendo a competitividade nos segmentos em que o porto atual.

Para o diretor da Logistique, Leonardo Rinaldi, essa parceria com os portos de São Francisco do Sul e Imbituba é muito importante para a Feira, que está consolidada no mercado por reunir importantes players do mercado logístico e de transporte intermoda em um dos mais importantes eventos setoriais do Brasil. “O grande potencial logístico do Porto de São Francisco do Sul mostrado feira, juntamente com os demais portos e terminais que formam o complexo portuário catarinense e do Paraná, engrandece muito o evento e possibilita que mostremos ao mercado os grandes diferenciais de nosso estado”, diz Rinaldi. 




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