quarta, 22 de maio de 2019
24/04/2019 16:11

Investimento de R$ 2,7 bi pode melhorar mobilidade da BR-101 Norte

Pacote de obras que inclui o segmento de Piçarras a Itapema e região metropolitana de Florianópolis será apresentado em reuniões do Grupo Técnico da BR-101 do Futuro, da FIESC, em Itajaí e Florianópolis, nesta quarta-feira (24)

Um pacote de obras que totaliza cerca de R$ 2,7 bilhões em investimentos pode melhorar substancialmente a mobilidade da BR-101 Norte entre Garuva e Palhoça será apresentado nesta quarta-feira, 24, nas reuniões do Grupo Técnico da BR-101 do Futuro, em Itajaí e Florianópolis. O Grupo foi criado pela FIESC em 2014 para contribuir com o planejamento da BR-101, visando obter maior segurança e eficiência no fluxo de veículos de passageiros e cargas e a melhoria da mobilidade no eixo litorâneo catarinense.

Num trecho de 47 quilômetros que passa por Biguaçu, São José e Palhoça, a proposta prevê intervenções em ruas laterais, pontes, retornos e plano de aumento da capacidade. Esse grupo de obras está calculado em cerca de R$ 700 milhões (valor base 2017 – veja detalhamento abaixo).

No trecho de 55 quilômetros de extensão, que passa por Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, a proposta é realizar intervenções como: construção de ruas laterais, retorno em desnível, viadutos, pontes, readequação de trevo, melhoria de acesso, construção de túneis, implantação de agulha e passagem em desnível. Esse conjunto soma aproximadamente R$ 1,5 bilhão (valor base 2017). O valor exato das obras só será possível saber no momento da conclusão dos projetos executivos correspondentes. Além disso, o conjunto de melhorias propostas prevê ainda cerca de R$ 440 milhões para o trecho da BR-101 nos demais municípios entre Garuva e Palhoça.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, ressalta que é preciso garantir o futuro da BR-101, dadas as condições atuais de comprometimento do eixo litorâneo, que é estratégico para a logística catarinense, do Brasil e do Mercosul. “A rodovia permite o acesso aos portos catarinenses, um dos mais importantes complexos logísticos do País e da América Latina, em pleno crescimento. Além disso, é a principal via utilizada pelo intenso fluxo turístico destinado para Santa Catarina. Atualmente, a rodovia possui níveis críticos de serviço, comprometendo a mobilidade das cidades do entorno, provocando acidentes e elevando os custos logísticos”, disse. Ele salienta ainda que o Contorno Viário de Florianópolis pouco contribuirá para a mobilidade da Grande Florianópolis. Terá, sim, efeito positivo no tráfego de passagem com destino ao Norte e Sul e na segurança e fluidez deste eixo estratégico.

Aguiar chama a atenção para a restrição dos investimentos governamentais em infraestrutura no País e lembra que a concessionária da rodovia tem condições de executar as melhorias. “É uma oportunidade única que deve ter o apoio de todos os catarinenses para ter a devida celeridade. O crescimento da movimentação portuária, das cidades e da economia do entorno tem sido significativo, o que poderá comprometer ainda mais a segurança e fluidez da BR-101. Precisamos mobilizar e sensibilizar a sociedade para a necessidade urgente desses investimentos”, reforça.

As obras propostas já foram analisadas tecnicamente e debatidas no âmbito do Grupo Técnico BR-101 do Futuro. Inclusive, a FIESC contratou um engenheiro que avaliou o pacote de obras e, a partir disso, a entidade apresentou contribuções. Esse conjunto de melhorias não está contemplado no contrato de concessão da Arteris Litoral Sul, concessionária da BR-101 Norte. Para executar os investimentos, é necessária a aprovação da agência reguladora e avaliação do Tribubal de Contas da União (TCU). Para as reuniões desta quarta-feira, a FIESC convidou prefeitos e secretários de infraestrutura dos municípios do entorno para discutir medidas de mitigação dos efeitos das obras e sensibilizá-los sobre a importância dos investimentos para a mobilidade do eixo litorâneo.

 

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt