quinta, 18 de abril de 2024
22/03/2019 08:56

Penha receberá escala teste de navio de cruzeiro

Belezas naturais não faltam no cardápio.

Penha, no Litoral Norte, é a mais nova candidata a receber escalas de transatlânticos em Santa Catarina. Pelo menos duas companhias, MSC e Costa Cruzeiro, manifestaram interesse em operar na cidade. Uma escala teste deve ocorrer em dezembro, na Praia da Armação.

Nesta quinta-feira, representantes das empresas e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia/Abremar) foram recebidos, junto com o secretário de Planejamento de Penha, Fredolino Bento, a presidente da Santur, Flavia Didomenico, na Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, para discutir a viabilidade.

A Marinha vai orientar a prefeitura sobre a batimetria, que será feita para indicar qual o melhor ponto para fundeio das embarcações. Os levantamentos preliminares dão conta de que é possível ancorar os navios a 1,2 milhas da costa, o que permite o transporte dos passageiros, em tênderes, em até seis minutos – um tempo de deslocamento considerado viável. 

A prefeitura de Penha já entrou em contato com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para tratar sobre o uso da área, e trabalha no projeto arquitetônico do trapiche, que receberá os tênderes. A próxima fase será a elaboração dos cálculos estruturais, para licitar a proposta.

Embora Penha tenha despertado interesse nas companhias de cruzeiro, a cidade também terá que mostrar às empresas que seus atrativos vão além do Beto Carrero World, que já é um ponto de parada consolidado. 

Belezas naturais não faltam no cardápio.

Rota SC
A presidente da Santur aproveitou o encontro com a Clia/Abremar para propor a Rota SC. A ideia é estimular a criação de novos destinos de cruzeiros em Santa Catarina, para que os navios permaneçam no Estado por mais tempo. Além de Balneário Camboriú e Porto Belo, que já estão no circuito, e Itajaí, que retomará as escalas no ano que vem, a ideia é oferecer Florianópolis, Penha e Imbituba como possíveis destinos, para que as companhias de cruzeiro definam seus roteiros por aqui.

Capital
​Florianópolis continua sendo o grande objeto de desejo das companhias de cruzeiro em Santa Catarina. Mané Ferrari, diretor de Planejamento e Desenvolvimento Turístico da Santur, disse que o projeto está caminhando. A proposta de um píer em Canajurê é tocada pela iniciativa privada, e está em fase de estudos para licenciamento ambiental. Se tudo correr dentro dos prazos, Florianópolis pode entrar no circuito de escalas em 2020.

Potencial
Itajaí, que retorna ao mercado de transatlânticos em grande estilo, como home port – local de embarque e desembarque de passageiros – já tem viagens à venda. São 13 escalas confirmadas, da MSC Cruzeiros, e há negociações da Secretaria de Turismo com a operadora Costa Cruzeiros. A operação é vista como promissora pela Santur, já que deve movimentar o setor turístico no Estado. A previsão é que Itajaí receba passageiros de toda a região Sul, que embarcação nos navios. 

om infoemaçõesde Dagmara Spautz / NSC/Diário Catarinense




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt