sexta, 19 de abril de 2024
06/03/2019 11:08

Pescadores não recebem o seguro-defeso

Em Santa Catarina são cerca de 32 mil pescadores que estão sem receber o seguro-defeso, que é pago pelo governo federal

Pescadores artesanais de Itajaí e Navegantes estão sem receber o seguro-defeso relativo a suspensão da captura da anchova. Dos 18 pescadores que se dedicam a captura da espécie, vinculados a Colônia de Pescadores Z-6, de Navegantes – que engloba também o município de Itajaí –, apenas quatro receberam as parcelas em dia. “Os outros 14 não recebem desde dezembro. São quatro parcelas, no valor de um Salário Mínimo, e não recebemos ainda nada”, diz o presidente da Colônia, José Carlos Inácio.

Outra preocupação dos pescadores artesanais da Colônia Z-6 é com o defeso do camarão, que iniciou em 1º de março e segue até 31 de maio. São 24 trabalhadores artesanais que desenvolvem essa modalidade de captura cadastrados e eles temem também não receber o seguro.

Em Santa Catarina são cerca de 32 mil pescadores que estão sem receber o seguro-defeso, que é pago pelo governo federal. Segundo os pescadores, os atrasos começaram quando o INSS assumiu a responsabilidade do repasse desse recurso aos trabalhadores. A Comissão de Pesca da Assembleia Legislativa do Estado está se articulando para buscar uma solução para o impasse.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt