quinta, 18 de abril de 2024
01/02/2019 16:13

Superintendência do Porto de Itajaí realiza visita de inspeção a draga Utrecht

Um fator que chama a atenção nas operações da draga é o fato de todos os dias serem retirados duas caçambas de resíduos

Na terça-feira (28) o Porto de Itajaí realizou uma visita de inspeção a draga Utrecht, da empresa Van Oord (Holanda), atual contratada a fazer operações de restabelecimento de profundidade no Rio Itajaí-Açu.

A draga atua na região desde a terceira semana de Janeiro está com o prazo de 60 meses de operação e sua ação tem extrema importância para as atividades de cabotagem, importação e exportação, pois a cada metro de profundidade resulta em mais 800 contêineres por navio.

A draga tem capacidade para até 19 mil litros de “material” e realiza cerca de 12 ciclos (dragagem + despejo e destinação de resíduos) por dia, onde leva cerca de 40 minutos para dragagem de área e 30 minutos de viagem junto com a operação de despejo em área com autorização da FATMA e Marinha do Brasil em torno de 6km da costa de Itajaí e Navegantes.

Um fator que chama a atenção nas operações da draga é o fato de todos os dias serem retirados duas caçambas de resíduos. Estes materiais (móveis, pedras, redes de pesca, pneus, plásticos, lonas, etc), tem destinação especifica para reciclagem apropriada.

Entulho-Draga-Utrecht

Na inspeção a Gerência do Meio Ambiente, técnicos e professores da Univali e profissionais de órgãos ambientais tiveram a chance de assistir como é feito todo o processo de sucção da draga, o método para remoção e despejo em alto mar, assim como o modus operandi da tripulação da draga Utrecht, que conta com o apoio da embarcação Sangue Bom durante sua rotina.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt