quinta, 18 de abril de 2024
30/10/2018 16:10

Iniciada a dragagem de manutenção do Porto do Rio Grande

A dragagem do Porto do Rio Grande contará com: o monitoramento da qualidade da água; o monitoramento da dragagem a partir dos sensores da draga que discriminam os locais dragados, programa de monitoramento da área de descarte, utilização de traçadores

Iniciou nesta segunda-feira, 29, a dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande. A draga Pearl River chegou a Rio Grande na última sexta-feira, 26, um dia após ter sido assinada a ordem de início dos serviços pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. As 16h30min desta segunda-feira a embarcação deixou o Porto Novo em direção ao primeiro trecho que será dragado.

Durante a manhã representantes do consórcio e do Grupo de Trabalho composto por técnicos da Superintendência do Porto do Rio Grande e da Universidade Federal do Rio Grande serviu para alinhar todos os monitoramentos ambientais que serão realizados durante a dragagem. “Nossa principal preocupação é uma dragagem ambientalmente segura. Conseguimos apresentar o Ibama as garantias ambientais para o monitoramento da obra e estamos convictos de que o monitoramento será bem realizado”, afirma o diretor-superintendente Janir Branco.

Durante a tarde, a draga foi apresentada a imprensa e logo saiu para realizar a primeira viagem já iniciando o processo de dragagem. O trecho escolhido fica localizado no Superporto. A draga Pearl River tem capacidade para dragar até 24 mil metros cúbicos em uma única viagem. A embarcação tem 182 metros de comprimento e 28 metros de largura. Ela pode chegar a uma velocidade de até 15 nós.

Meio Ambiente

A dragagem do Porto do Rio Grande contará com: o monitoramento da qualidade da água;  o monitoramento da dragagem a partir dos sensores da draga que discriminam os locais dragados; programa de monitoramento da área de descarte; utilização de traçadores. A obra de dragagem está integrada ao sistema SimCosta da Universidade Federal do Rio Grande que permanentemente está monitorando a costa brasileira.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt