quinta, 18 de abril de 2024
26/10/2017 17:31

Câmara Setorial do Transporte: Sistema sem papel pode se tornar realidade no Porto de Itajaí

Processo digital reduz as filas de espera e o tempo para a entrada no terminal

A implantação de um sistema que agilize a entrada contêineres no Porto de Itajaí foi o tema central de mais uma reunião da Câmara Setorial do Transporte, da Superintendência do Porto da cidade. A proposta apresentada pela Câmara é contar com um processo digital para reduzir as filas de espera e o tempo para a entrada no terminal. Caso o sistema seja implantado não será preciso apresentar a guia impressa para carregar ou descarregar, assim como acontece em Navegantes.

De acordo com o representante da APM Terminals, empresa arrendatária do Porto, já existe um projeto de implantação de um sistema digitalizado, mas para que ele se torne realidade é preciso apoio da guarda portuária e da Superintendência do Porto, órgãos fiscalizadores das operações da APM. Segundo o representante da guarda portuária, um relatório de movimentação diário já seria suficiente para suprir a documentação necessária, uma alteração na rotina que deve ser confirmada até o final desta semana.

Mesmo com a implantação do processo sem papel, afiscalização manual de três itens da rotina de entrada no terminal será mantida: verificação da placa do veículo, número do contêiner e o lacre, artigos que nem sempre estão de acordo com o exigido e geram reclamações, por parte dos órgãos fiscalizadores. Para tentar reduzir as ocorrências de falha, o SEVEÍCULOS solicitou a concessionária uma lista com o nome das empresas para a realização de uma campanha de conscientização.

De acordo com o 1º Secretário do sindicato, Djonas Cidclei Fernandes, a intenção é pedir a cada transportador que redobre a atenção referente aos três itens. Outra preocupação da entidade representativa do setor é com a busca de soluções referentes as demandas que envolvem a logística de entrada no terminal, já que existe a previsão de crescimento econômico a partir do ano que vem, e isso, deve aumentar a movimentação no Porto de Itajaí.  Participaram da reunião na última segunda-feira,23, representando o SEVEÍCULOS, Djonas Cidclei Fernandes, Luiz Gustavo Cunha – 2º Secretário e o associado Sandro Salvodi. A próxima reunião da Câmara está marcada para o dia 13 de novembro, às 14h na Superintedência do Porto de Itajaí.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt