sexta, 19 de abril de 2024
25/07/2017 09:00

Marinha autoriza troca de sinalização náutica do Complexo Portuário

Com a troca de sinalização, será possível dar sequência às obras no segundo semestre.

  Para garantir a segurança da navegação e a continuidade das obras da Bacia de Evolução, a Marinha do Brasil autorizou provisoriamente a troca de sinalização náutica do Complexo Portuário de Itajaí. Quatro faroletes serão substituídos por bóias luminosas. As obras que vão permitir a entrada de navios de até 366 metros seguem em ritmo acelerado e primeira etapa deve ser entregue em abril de 2018.

Com a troca de sinalização, será possível dar sequência às obras no segundo semestre. De acordo com o superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, os faróis que ainda hoje estão no canal de acesso são da década de 1960 e se tornaram obsoletos no que diz respeito à qualidade e à funcionalidade.

“Estamos projetando até o final da obra, estudos e treinos para as equipes de praticagem para que seja implantado em definitivo um novo sistema de sinalização. Nosso objetivo principal é a adequação para recebermos navios de grande porte”, reforça o superintendente.

Neste momento, as equipes trabalham no molhe norte, do lado de Navegantes, na remoção de pedras para modelar e construir o molhe do cabeço. As pedras retiradas serão reutilizadas para construir o novo molhe e estruturar o molhe da Marina. Todos os guias correntes localizados nos molhes transversais já foram retirados e as pedras foram depositadas no “bota fora”, localizado no bairro Pedreiras, em Navegantes.

O efetivo diário conta com o revezamento de 65 trabalhadores que dispõem de maquinários pesados para esta modalidade de serviço como: guindastes (02), retroescavadeiras de braço longo 22 metros (04), caminhões basculantes e pipa (04), draga de sucção e recalque tipo CUTTER (01), draga de capacidade de carga e bombeamento tipo HOPPER, Flutuantes/balsa (02).

DIMENSÕES DA OBRA

- Investimentos aproximados na ordem de R$ 105 milhões pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE);
- Concluídas as obras (etapas 01 e 02), o Complexo Portuário de Itajaí poderá operar com navios de até 366 metros de comprimentos e 51 metros de boca (largura);
- Para o giro de manobra dos navios, sua capacidade é de 530 metros de diâmetro e profundidade de 13 metros;
- O prazo para conclusão das obras está estipulado para abril de 2018;
- O volume estimado de pedras a ser removido é de 463.140,39 metros cúbicos (sujeito a alteração);
- Com a realocação do molhe norte, possibilitará que o canal de acesso fique com a largura de 170 metros no canal de acesso.




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