domingo, 24 de março de 2019
10/03/2017 11:36

Marina Itajaí usa câmeras de alta tecnologia para supervisão operacional 24h por dia

Projeto de segurança conta com câmeras de altíssima qualidade e resistência para suportar as intempéries climáticas da cidade

A Marina Itajaí é um complexo náutico que comporta até 900 embarcações e 600 carros no estacionamento. Desde o princípio, a segurança foi definida como prioridade para salvaguardar lanchas, barcos e iates estacionados, o que inclui o acompanhamento visual à distância de operações mais críticas, como a identificação de embarcações se aproximando da baía e remoção de barcos nesta que é a maior marina do Brasil. Todo projeto de videomonitoramento foi desenvolvido pela Traders Service Communications Technology, que utilizou uma ampla variedade de modelos de câmeras da fabricante sueca Axis Communications para cobrir todo o empreendimento.

A Marina Itajaí é uma das únicas no Brasil localizadas em um centro urbano. Além de comportar embarcações de até 120 pés, agrega centro comercial com lojas náuticas, academia e até cinema. Isso aumenta muito o fluxo de pessoas e, consequentemente, a necessidade de videomonitoramento.

Desde o primeiro mês em atividade, a Marina Itajaí considerou como prioridade a excelência do sistema de segurança (já que a segurança das embarcações é um dos principais quesitos) e iniciou a operação com equipamentos exclusivamente da Axis. “São barcos de diversos valores que precisam ser resguardados para que os nossos clientes possam ficar tranquilos sabendo que seu patrimônio está seguro”, afirma o gerente geral da Marina Itajaí, Wolfgang Roedel.

De tão bem assistida, a Marina Itajaí foi escolhida pela Família Schurmann, que já cruzou 3 oceanos e conheceu os 7 continentes a bordo de um veleiro. Outra família também optou pelo local, não apenas para fazer uma parada, mas para habitar. “Nós temos uma família que mora em um Catamarã dentro da Marina, em confiança ao que nós oferecemos”, complementa Roedel.

Particularidades climáticas
Além da responsabilidade e compromisso em proteger o patrimônio dos clientes, o projeto de segurança ainda exigia câmeras de altíssima qualidade e resistência para suportar as intempéries climáticas da cidade, como calor, maresia e chuva. O clima litorâneo, com altas temperaturas e umidade elevada, exige equipamentos de segurança de alto desempenho e durabilidade.

“O ambiente traz bastantes desafios. A marina está à beira do oceano e com maresia, vento e chuva forte. Outros equipamentos já teriam sucumbido. Com certeza a qualidade de Axis, a robustez das caixas, com grau de proteção IK10 e controle de temperatura que suportam de -40ºC a 50 ºC fazem total diferença em um projeto de surveillance como esse da Marina Itajaí”, explica Eder Warmling, diretor comercial da Traders Service, responsável pelo projeto.

O projeto foi desenvolvido de acordo com a PoC (Proof of Concept), que identificou o melhor ponto de visualização da área especifica para depois fazer a parte de cabeamento e infraestrutura. A primeira parte do projeto, com 15 câmeras, foi instalada em aproximadamente 25 dias, incluindo infraestrutura, passagem de fibra, instalação de sistema e configuração.

Onde não era possível chegar com o cabeamento de rede, foi utilizada antena de comunicação de ponto a ponto - o que facilitou a operação, já que não foi preciso cavar para a passagem de cabos, e permitiu ampliar a área de cobertura.

De acordo com o diretor comercial, seriam necessários 3 vezes mais câmeras de outras marcas para cobrir a mesma área. “A qualidade da imagem é excepcional. Aquilo que é possível visualizar com um equipamento da Axis Communications não é possível com nenhum outro equipamento”, afirma Roedel.

Veículos e barcos
As imagens começam a ser captadas desde a entrada dos veículos na Marina Itajaí. Com a AXIS Q1615-E, a sala de monitoramento é capaz de identificar com clareza a placa dos veículos, motoristas e passageiros, havendo assim um controle mais rigoroso do acesso. O equipamento funciona com o WDR ativo, para compensar a iluminação caso algum carro chegue com a luz do farol alto acesa.

Para a área de convivência e serviços, foram instalados os modelos AXIS M3005-V, na recepção, e AXIS M3006-V, na loja de conveniência e no restaurante, ambos antivandalismo. O modelo Axis P1354-E cobre o posto de combustível localizado dentro da Marina, e com sua tecnologia Lightfinder consegue capturar maiores detalhes de imagens no período noturno.

As câmeras também acompanham a entrada de prestadores de serviço e o movimento da área comercial, com restaurantes e lojas. “Recentemente, um cliente do restaurante alegou que o seu veículo teria sido arranhado dentro do nosso estacionamento. Através das câmeras de segurança, conseguimos identificar que o carro já estava riscado quando chegou”, conta Wolfgang Roedel.

As vagas para as embarcações na Marina Itajaí se dividem entre vagas molhadas e vagas secas. Os barcos que estão na água são protegidos pela AXIS P1357-E, e a AXIS M3027-PVE está nas laterais das vagas secas. “Nós consideramos o ângulo de abertura da câmera para a visualização do local a ser monitorado. A M3027-PVE captura um ângulo de 180 graus e nos oferece imagens de todas as vagas secas da Marina”, relata Eder Warmling.

Outro fator que levou à escolha foi tecnologia Lightfinder, que entrega imagens coloridas mesmo à noite, com baixa luminosidade. No entanto, o diretor da Traders Service ressalta que, no geral, as câmeras Axis trabalham com uma quantidade de lux muito baixa, o que possibilita imagens de qualidade mesmo com pouca iluminação.

Supervisão operacional
As áreas abertas são monitoradas através da AXIS P1365-E, além da AXIS Q6045-E MKII, câmera PTZ instalada de maneira a captar uma visão de 360° graus da Marina Itajaí e que é intensamente utilizada – tanto para a segurança quanto para a operação.

“Com a câmera PTZ, você consegue visualizar bem uma operação que está sendo realizada. A marina tem um Lift de retirada de barcos com capacidade para até 75 toneladas, que retira as embarcações da parte molhada para as vagas secas, e através das imagens é possível acompanhar essa operação bem de perto”, diz Warmling.

Além disso, as câmeras operam 24/7 na identificação das embarcações que chegam à baía e ajudam no gerenciamento das equipes de segurança, dia e noite.

Modelo de negócio
Como todo o projeto de segurança é alugado pela Marina Itajaí, o investimento inicial se dilui e permite com que as tecnologias empregadas estejam sempre atualizadas. “O cliente não precisa ter o investimento inicial de um projeto como este. Durante todo o tempo de contrato, os equipamentos funcionam sem nenhum tipo de custo adicional. A Traders Service faz esse trabalho de locação de todo o projeto de surveillance e o cliente fica seguro que o sistema de monitoramento estará sempre em pleno funcionamento, sem despesas adicionais com manutenções e atualizações”, explica Eder.

Próxima viagem
O projeto da Marina Itajaí foi separado em três etapas, que serão colocadas em prática à medida com que o empreendimento necessite. Ao final, serão cerca de 90 câmeras instaladas em todo o complexo náutico que cerca o estacionamento das embarcações. Outro plano é liberar as imagens online para que todos os clientes possam acompanhar em tempo real seus respectivos barcos.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt