sexta, 19 de abril de 2024
08/03/2017 11:42

No Japão, catarinenses reúnem-se com importadores de carne suína

Os importadores japoneses chamaram a atenção para o anseio do consumidor nipônico por produtos saudáveis e com agregação de valor

Integrantes da missão catarinense ao Japão reuniram-se com representantes dos importadores de carne Mitsui & Co, Nippon Ham e Mitsubishi, durante o primeiro dia da Foodex Japan 2017, a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, realizada em Tóquio. A comitiva encontrou-se, na terça-feira (7), com potenciais compradores no pavilhão do Brasil, que tem 24 empresas expositoras. Hoje o Japão importa carne suína principalmente dos Estados Unidos, México e Chile. Veja abaixo o perfil das empresas Mitsui & Co, Nippon Ham e Mitsubishi.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que durante a reunião os catarinenses e os representantes das empresas trocaram informações sobre o tipo de carne que o Estado pode oferecer ao mercado japonês, cortes, ração utilizada na alimentação dos animais, qualidade, formas de acondicionamento, entrega, investimentos em saúde animal, rastreabilidade, entre outros. "Os importadores japoneses chamaram a atenção para o anseio do consumidor nipônico por produtos saudáveis e com agregação de valor", disse.

A cerimônia de abertura da feira contou com cerca de 50 representantes de países expositores, como Argentina, Chile, México, Peru, Turquia, Espanha, Itália, Áustria, China, Brasil, Índia, Tailândia, Coreia do Sul, Taiwan, Siri Lanka, Vietnã, Austrália, Cingapura, Estados Unidos, Canadá, França e Grécia. O pavilhão brasileiro, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e Apex-Brasil, destaca produtos regionais, como frutas exóticas secas, polpa de açaí, pamonha de milho, mel, própolis, pão de queijo, entre outros.

Também integram a missão o governador Raimundo Colombo, o vice-presidente regional da FIESC, Gilberto Seleme, o diretor do Sindicarne, Ricardo de Gouvêa, o diretor de desenvolvimento institucional e industrial da FIESC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, a coordenadora do Centro Internacional de Negócios da FIESC, Tatiani Leal, além dos secretários da Fazenda, Antonio Gavazzoni, e de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, e do deputado Gelson Merisio.

Mitsui: A empresa foi criada em 1947 e é uma das companhias mais diversificadas do mundo em suas atividades, abrangendo comércio, investimentos e serviços. Possui 138 escritórios em 65 países e regiões e emprega 43,6 mil funcionários. Seus negócios abrangem a venda de produtos, logística e financiamento até o desenvolvimento de grandes infraestruturas internacionais e projetos em áreas como produtos de ferro e aço, recursos de metal, projetos de infraestrutura, sistemas de transporte integrado, químicos, energia, alimentos, agronegócios, administração de alimentos e varejo, saúde e serviços, além de TI.

Nippon Ham: O grupo Nippon Ham foi fundado em 1942 e hoje emprega 29,4 mil funcionários. Começou com a fabricação de presuntos e salsichas. Mais tarde estendeu as atividades para todas as áreas da indústria de alimentos, incluindo carnes frescas, alimentos processados, produtos marinhos, lácteos e alimentos saudáveis. Atualmente é a maior empresa de alimentos à base de proteína do Japão e uma das cinco maiores processadoras do mundo. Com 13 modelos de negócios, está presente em 18 países. A Nippon Ham tem escritório no Brasil desde 2014.

Mitsubishi Corporation: é uma empresa global que atua em áreas como finanças industriais, energia, metais, máquinas, produtos químicos, recursos naturais, fabricação de produtos industriais, varejo e tecnologia. A companhia tem mais de 200 escritórios e subsidiárias em cerca de 90 países e uma rede de aproximadamente 1,2 mil empresas do grupo, que empregam 68 mil trabalhadores. A Mitsubishi Corporation do Brasil opera desde 1955, com sede em São Paulo e filiais no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Nesta quarta-feira (8), a delegação será recebida pelo governador da Província de Aomori, Shingo Mimura, quando será realizada a entrega do documento que consolida o compromisso de Santa Catarina com o acordo de cooperação com Aomori. Logo após, a comitiva será recebida pelo diretor-geral do Departamento de Agricultura, Floresta e Pesca, Masaharu Tsushima, e o assessor especial para relações internacionais e turismo, Yoshiaki Hori. O grupo também visitará o Centro de Pesquisa em Cultura de Macieira, referência mundial no setor, que fica na cidade de Kuroishi, próximo a Aomori.

 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt