quinta, 18 de abril de 2024
08/03/2017 10:53

Reativado o “Programa Escola no Porto”

Todos os anos a Superintendência do Porto de Itajaí, através das Gerências de Meio Ambiente e Operações, realiza o cronograma anual do Programa intitulado “Escola no Porto”.

Na última semana, acadêmicos do 5º período do Curso de Tecnólogos em Logística de uma instituição universitária da região do Vale do Itajaí, abriram o calendário de visitas para este ano de 2017.

O objetivo do programa é proporcionar aos estudantes de escolas públicas dos Ensinos Médio e Fundamental, particulares e acadêmicos de diversas instituições universitárias do país, a excelente oportunidade de ampliar conhecimentos na profissão e acima de tudo conhecer “in loco”, a realidade socioambiental e educacional do Porto por meio de trabalho interdisciplinar.

As visitas são programadas dividindo-se por áreas que vão desde segurança do trabalho, ambiental, logística, administrativa ao comércio exterior. No roteiro, inicialmente uma palestra é apresentada no auditório da superintendência pelo Agente de autoridade portuária da Gerência de Operações, Alan Peter Rosa que destaca a história e trajetória do Porto de Itajaí desde sua criação, passando pelas décadas até os dias atuais. Em seguida, os participantes são conduzidos numa visita “em campo” com a finalidade de apreciar na prática como são realizadas as operações de rotina do complexo portuário.

Para Alan, este é um dos compromissos do Porto de Itajaí com a sociedade, “Sem dúvida é uma forma de aproximarmos cada vez mais o Porto da comunidade  que nos cerca. Inclusive temos atendido visitas até mesmo de Itajaí. Em grande maioria, cidadãos daqui que nem imaginam qual é a realidade da atividade portuária e como funciona essa rotina.

Somente nos últimos dois anos, mais de 50 turmas, totalizando 1500 estudantes de Escolas de Ensino Médio e Fundamental e universitários de diferentes instituições de diversos cursos como: Técnico Naval, Tecnólogo em Logística,Geografia, Engenharia Civil, Administração e Engenharia de Produção, Técnico em Portos e Comex, Ciências Contábeis, entre outros cursos, tiveram a oportunidade de participar das visitas, “Já recebemos estudantes de outros Estados: Palmas (Tocantis), Frederico Westphalen (Rio Grande do Sul), Curitiba (Paraná) e até de Goiânia (Goiás)”, lembra Alan.

“Foi muito gratificante este dia. Agregou e muito para o nosso conhecimento e para o que estamos cursando”, afirmou Bruna Zucki (25 anos), acadêmica do 5º período. Já David Bastos (28 anos), da mesma turma acredita que encontros como este, desperta mais o interesse pela profissão, “Só nos enriquece. Cada vez mais abre nossa mente do que é a logística e no futuro pretendemos trabalhar numa das áreas”, afirmam.

Essa oportunidade não se trata apenas de uma visita técnica, mas também de uma aula prática de logística no setor portuário e aprofundamento de suas atividades de rotina, “Os acadêmicos estão acostumados a verificar apenas no papel, em aulas teóricas e a partir do momento que nós conseguimos trazê los para visualizarem toda a operação logística, principalmente as atividades do Complexo Portuário de Itajaí, engrandecemos o conhecimento e certamente induzem a eles a uma maior apreciação pela área de logística”, destacou Roberto Urbano Cayser, professor universitário.

Alan Peter Rosa é funcionário da superintendência há 14 anos e atua diretamente no setor de estatísticas de movimentação do complexo portuário. Para ele é muito importante a sociedade conhecer esse universo portuário e ainda levar ao conhecimento dos participantes os diversos programas sócio educacionais e ambientais em suas respectivas áreas, “A avaliação que eu faço realmente é muito positiva e nós conseguimos perceber esse serviço através dos acadêmicos pelo reconhecimento por parte  deles enquanto alunos como instituição. Percebemos que o trabalho tem dado certo. Tem surgido bastante efeito no sentido de enriquecer cada vez mais os currículos das pessoas que vem aqui, principalmente aqueles que estão na área da logística, comércio exterior que tenham essa oportunidade de ver in loco como é que funciona as operações de carga e descarga dos navios, porque muitas das vezes o estudante fica somente na teoria, em circuito fechado de salas de aula e quando participam tem a vantagem de ver a situação do setor”, conclui

Para as instituições universitárias ou Escolas públicas e particulares que tiverem interesse em participar do programa Escola no Porto, podem entrar em contato pelos números de telefone: (047) 3341-8053 e (047) 3341 8065 ou através dos e-mails:  alan@portoitajai.com.br ou medelin@portoitajai.com.br

Ambas as gerências de Meio Ambiente e Operações reforçam que não são cobrados valores pela superintendência quanto à realização e participação por parte de Escolas ou Universidades junto ao programa. Apenas ficam incumbidas as pessoas a doação de 1 quilo de alimento não perecível e que posteriormente serão encaminhados para entidades beneficentes de assistência social cadastradas.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt