O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) expediu nesta semana a ordem de serviço em nome da empresa DTA Engenharia, vencedora de processo licitatório para a execução da obra de restabelecimento das profundidades do canal interno e bacia de evolução do Complexo Portuário do Itajaí para 14 metros DNH e, do canal externo, para 14,5 metros DNH. O contrato engloba ainda serviços e operações necessárias para readequação da geometria do canal de acesso aquaviário do porto. O investimento é de R$ 38,8 milhões, em recursos da União.
“Assinada a Ordem de Serviço, a empresa tem até o dia 07 de março para entregar o projeto executivo que, após aprovado pela Secretaria de Portos, hoje vinculada ao MTPA, será fixado o prazo contratual de 180 dias para que a empresa conclua a obra”, informa o diretor técnico do Porto, André Pimentel.
O superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, diz que a obra é fundamental para manter a competitividade do Complexo Portuário no mercado. “Com o restabelecimento das profundidades o Porto de Itajaí passará a oferecer condições de navegação bem mais seguras e também a possibilidade dos armadores movimentarem maiores volumes de carga por escala”, diz Salles.
O gestor explica que para cada metro a menos de calado, o porto deixou de receber 800 contêineres por navio. Como foram dois metros comprometidos em 2015, nos últimos 12 meses a perda foi de 1,1 milhão de contêineres, com 700 atracações na modalidade full contêiner. O montante equivale a perdas de R$ 1,8 bilhão para a atividade portuária e R$ 7,4 bilhões para a economia como um todo.