sexta, 19 de abril de 2024
08/02/2017 13:01

Empresários franceses debatem desafios da inteligência estratégica na era digital

Julien Lafouge, responsável da BláBláCar Latam, apresenta case da empresa que já conta com 25 mil rotas no Brasil

A BlaBlaCar, empresa francesa de compartilhamento de viagens, já conta com 25 mil diferentes rotas no Brasil. Instalada no País desde novembro de 2015, a startup apresenta um crescimento exponencial no mercado brasileiro. Nos últimos seis meses, por exemplo, dobrou de tamanho. Para se ter uma ideia da presença da companhia, a malha aérea nacional apresenta apenas 900 rotas.
 
Julien Lafouge, responsável pela BlaBlaCar Latam, participou da Comissão de Inteligência Estratégica da CCI França Brasil. O executivo, formado em engenharia com pós-graduação pelo Ensead, veio relatar sua experiência com coleta e análise de dados de mercado tanto em grandes empresas quanto em startups.
 
Para Lafouge, as grandes diferenças da Inteligência Estratégica nas empresas digitais se baseiam em três pontos: a informação em tempo real, o relacionamento direto com o consumidor e a grande possibilidade de segmentação. Tais caracteristicas permitem que se prescindam dos modelos prévios de análise de mercado para uma visão real da presente situação. Com isso, a velocidade na tomada de decisões aumenta de maneira exponencial.
 
Um outro ponto destacado pelo executivo da BlaBlaCar foi a necessidade de foco. Em seu início no Brasil, a startup concentrou-se nas rotas de 70 a 600 quilômetros, nas regiões Sul e Sudeste do País. Como tática para ganhar escala e gerar liquidez de ofertas na plataforma, a empresa dedicou-se inicialmente em fazer acontecer 100 rotas prioritárias, o que possibilitou o crescimento espontâneo posterior.

 




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