Em 2008, um grupo de profissionais de educação notou que seus alunos tinham uma dificuldade muito grande de comparecer às aulas de assistência no contra turno da escola e manter uma frequência ideal para seu aprendizado. Pensando em resolver a questão oferecendo uma plataforma para tirar dúvidas e atuar como reforço para provas como o ENEM e concursos públicos, criaram a Seu Professor. A ferramenta é uma plataforma de educação online que proporciona, além do tira dúvidas, que é um professor particular virtual 24h sete dias por semana, 365 dias ao ano, corrige redações, disponibiliza vídeo aulas e simulados. Tudo de forma personalizada.
Graças ao sucesso, em 2011, a empresa buscou a expansão por meio do sistema de franquias. Chegou a ter 66 unidades franqueadas espalhadas por todas as regiões do país. Ao todo, a plataforma educacional que conta com aulas nas matérias de Biologia, História, Geografia, Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa, Redação, Espanhol e Inglês, já atendeu mais de 300 mil alunos. “A rede cresceu muito e rápido com as franquias, mas ainda assim, enxergamos outra possibilidade de levá-la a um número ainda maior de alunos”, destaca Ricardo Althoff, CEO da Seu Professor.
Foi então que a empresa decidiu apostar num novo modelo de negócios, o White Label, marca branca, numa tradução ao pé da letra. A estratégia significa que a plataforma será levada a qualquer cidade do país não mais pela marca Seu Professor e sim pela marca desejada pelo parceiro local. “Com as franquias, o franqueado ficava limitado a uma série de regras. Já com o White Label, o licenciado poderá praticar os valores mais adequados para a sua região e usar as estratégias de marketing que desejar”, defende Althoff.
Público não vai faltar. Estima-se que cerca de 20 milhões de estudantes estejam cursando o Ensino Médio e Fundamental, além de 17 milhões de concurseiros, 8,6 milhões que farão o ENEM e mais de 800 mil estudando para passar no EJA (supletivo). Somando, chega-se a uma marca de mais de 45 milhões de estudantes em todo o país. Ou seja, quem estiver disposto a oferecer uma nova opção de ensino a esses estudantes, certamente terá êxito.
O White Label não é novidade no exterior. Lá, o modelo de negócio é bastante usual e traz ganhos significativos tanto para o criador do modelo quanto para o comprador. “É uma maneira de garantir serviços de qualidade, com um suporte padronizado. Ao desenvolvedor, cabe a excelência. Ao licenciado, a habilidade de captação de clientes”, garante o CEO. Diferentemente das franquias, o White Label apresenta maior flexibilidade, baixo investimento e uma menor burocracia.
O formato é ideal tanto para quem não tem empresa e quer começar seu próprio negócio, quanto para quem já tem sua marca na área de educação e quer rentabilizar, oferecendo um produto inovador. O empresário pode ser autônomo, professor, youtuber, blogueiro ou profissional de vendas. Basta possuir uma veia empreendedora para colocar a sua marca nessa ferramenta de ensino revolucionária.
A licença, que é válida por um período de três anos, está com um valor promocional de R$ 18.770. Além disso, há uma anuidade por aluno. “O licenciado pode cobrar o valor adequado à realidade de sua região, sabendo que terá apenas um custo fixo anual por cada matrícula efetuada”. Todo suporte educacional, administrativo e financeiro se dá pelo Seu Professor. Além disso, a empresa dá treinamentos para o licenciado, entrega um site pronto, personalizado, uma página no Facebook com banners personalizados e apoio em marketing digital.
Por a plataforma ser totalmente online e não há necessidade de uma infraestrutura física para manter o negócio. O licenciado pode trabalhar de casa (home basis), ou se ele já tiver uma empresa, pode gerenciar o Seu Professor diretamente de lá. “Ao licenciado cabe apenas o trabalho de divulgar sua marca e conquistar alunos. Todo o resto fica por nossa conta”, conclui Althoff.