sexta, 19 de abril de 2024
13/01/2017 14:54

Greve nas aduanas vai parar a economia

FIERGS analisa perdas para a indústria causadas pela paralisação dos fiscais aduaneiros

No mínimo há seis meses o Rio Grande do Sul vem sofrendo prejuízos pelo movimento de paralisação dos fiscais aduaneiros, agora agravado pela significativa intensificação do direcionamento de mercadorias para o canal vermelho. "Várias indústrias já estão reduzindo a produção, e outras irão antecipar ou adotar o sistema de férias coletivas, considerando ainda a demissão de trabalhadores. É a economia que está parando, não só diante da crise nacional, mas pelo grevismo dos funcionários". As afirmações são do coordenador do Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex) da FIERGS, Cezar Müller, em reunião, na tarde desta segunda-feira (12), com mais de 40 empresas exportadoras e importadoras, na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, quando foi apresentada a gravidade da situação. “Estamos sendo prejudicados pelo movimento que atrasa a liberação das mercadorias”, enfatizou.

A entidade, dentro de dois dias, terá em mãos um levantamento detalhado de prejuízos e necessidades das indústrias de medidas de ajuste. Segundo Müller, existem casos de matérias-primas e insumos importados que não estão chegando às fábricas, assim como produtos finalizados que não conseguem chegar ao seu destino conforme os contratos firmados. A utilização impositiva do canal vermelho – a conferência física e documental da mercadoria, com abertura de contêineres – no mínimo, atrasa sobremaneira os embarques. "Além dos prejuízos internos imediatos, a nossa imagem no exterior está sendo atingida mais uma vez, com reflexos que virão em pouco tempo," acrescentou o industrial Cezar Müller.

A FIERGS já se manifestou às autoridades do governo federal e irá renovar o posicionamento. Também estão sendo analisadas medidas judiciais, que podem ser feitas por intermédio da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio de associações comerciais e industriais, sindicatos industriais ou pelas empresas individualmente. A Unidade Jurídica da FIERGS está à disposição para mais orientações aos interessados.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt