sexta, 19 de abril de 2024
26/08/2016 15:59

Ocesc comemora 45 anos como referência nacional em cooperativismo


Grandes conquistas marcam os 45 anos de história da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), fundada em 28 de agosto de 1971. Ao longo desse período, a entidade tornou-se das mais atuantes do setor, coordenando ações que são referência em todo o País. Sua representatividade é expressiva diante de cooperados, do Governo, da sociedade e os resultados são visíveis no desenvolvimento econômico e sustentável das cooperativas catarinenses.

O cooperativismo catarinense tem crescido acima da média, especialmente com relação à participação do número de associados das cooperativas, o que confirma  que o trabalho desempenhado pela Ocesc está no caminho certo, especialmente no que se refere à prática dos princípios. Somente no ano passado, o cooperativismo catarinense cresceu 12,96%. A expressão do setor é reconhecida nacionalmente: as 260 cooperativas do Estado reúnem 1,908 milhão de famílias associadas, mantêm 56.311 empregos diretos, faturam mais de R$ 27 bilhões de reais por ano e representam 11% do PIB catarinense.

Entre as diversas conquistas da entidade ao longo de sua trajetória está a concretização da nova sede, em 2011, quando a entidade comemorou 40 anos. Funcional, moderna e confortável, foi construída para atender, de forma eficiente as cooperativas de todas as regiões. O edifício tem caráter ecoeficiente e utiliza refrigeração com gás e sistema ecologicamente correto baseado na orientação solar, a permeabilidade do solo e o alivio da emissão de águas no sistema de esgoto público.

A Ocesc reúne todos os ramos das atividades cooperativistas e é o órgão que representa a Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Santa Catarina. Dedica-se à realização de estudos e proposição de soluções; promoção da divulgação da doutrina cooperativista; fomento e criação de novas cooperativas e estímulo ao fortalecimento do sistema de representação do cooperativismo.

Proporciona, ainda, assistência geral ao cooperativismo; prestação de serviços de ordem técnica em nível de direção, funcionários e associados às cooperativas filiadas; promoção de congressos, encontros, seminários e ciclos de estudos; integração com as entidades congêneres das demais unidades da Federação.

Atualmente, é presidida por Luiz Vicente Suzin, que assumiu a gestão da entidade em abril de 2016, após mandato de oito anos do ex-presidente Marcos Antônio Zordan.  

Suzin realça que a instituição vive uma excelente fase e sua atuação tem ampla aprovação da comunidade cooperativista catarinense, das autoridades, da imprensa e dos órgãos de fiscalização. “Assim, daremos continuidade ao trabalho tão bem conduzido pelo ex-presidente Marcos Zordan. Manteremos todas as ações que estão em andamento e aprimoraremos o que for possível e necessário”.

COMO SURGIU

O primeiro órgão representativo do setor cooperativista catarinense foi a Associação das Cooperativas de Santa Catarina (ASCOOP), fundada em 1º de agosto de 1964, em Blumenau.

A estruturação legal-institucional, entretanto, ocorreu em 1971, quando o Governo Federal editou a Lei nº 5.764, de 16/12/71, que definiu a política nacional de cooperativismo e instituiu o regime político das cooperativas. Naquele ano foi criado o Conselho Nacional de Cooperativismo.

Por conta da legislação editada, foi constituída a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), órgão de cúpula do sistema na esfera nacional, na capital federal, e fundadas as Organizações de Cooperativas Estaduais (OCE) nas capitais das unidades federativas.

Em 28 de agosto de 1971 surgiu a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) para representar efetivamente o sistema cooperativo catarinense e disciplinar a criação e o registro de cooperativas singulares, cooperativas centrais e federações de cooperativas.

            CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Além do presidente Luiz Vicente Suzin, o Conselho de Administração, gestão 2016/2020 da Ocesc, é formado ainda por José Samuel Thiesen, representando o ramo de Infraestrutura; Romeo Bet, representando o Ramo Agropecuário; José Adalberto Michels, do ramo de Crédito representando o Sicoob; Moacir Krambeck, representando o ramo de Crédito, segmento Cecred; Odacir Zonta, representando a Fecoagro e o Ramo Agropecuário; Hercílio Schmitt, representando o ramo de Consumo; e André Marques Vieira, representando o ramo de Saúde. 




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt