terça, 16 de abril de 2024
24/08/2016 17:34

Setor de defensivos agrícolas incentiva diálogo no campo em prol das abelhas

Uma das bandeiras do Projeto Colmeia Viva® é a relação mais produtiva entre agricultura e apicultura.

Idealizado pelo setor de defensivos agrícolas, por meio do Sindiveg - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal, o Projeto Colmeia Viva® tem a missão de promover o uso correto de defensivos agrícolas na agricultura brasileira para proteger os cultivos e contribuir na garantia do direito básico de alimentação das pessoas, respeitando a apicultura e protegendo as abelhas e o meio ambiente.

Uma das iniciativas do projeto é a Relação Mais Produtiva entre Agricultura e Apicultura, incentivando o diálogo entre agricultores e criadores de abelhas. Trata-se do  Colmeia Viva – MAP: Mapeamento de Abelhas Participativo. para o levantamento de dados sobre a mortalidade de abelhas com um mapeamento inédito dos fatores que contribuem para a perda de colmeias e abelhas no Estado de São Paulo. O MAP tem a participação da Unesp – Universidade do Estado de São Paulo – e UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Lançado em 2015, possui um canal exclusivo para agricultores, apicultores (criador de abelhas com ferrão – Apis mellifera), e meliponicultores (criador de abelhas sem ferrão), além de suas associações relatarem perdas e esclarecerem dúvidas por meio do 0800 771 8000.

Os agricultores participam quando encontrarem colmeias não identificadas em sua propriedade; em caso de dúvida na ocorrência de um incidente por aplicação de defensivo agrícola e se precisarem de orientação sobre boas práticas de convivências entre as atividades agrícola e apícola. Já os apicultores, quando verificarem perdas de colmeias e abelhas em seus apiários; se necessitarem de suporte no entendimento das causas de perda de colmeias; sobre o que fazer em caso de possível incidente com abelhas e também se necessitarem de orientação sobre boas práticas de convivência entre agricultura e apicultura.

A vice-presidente executiva do Sindiveg, Silvia Fagnani, enfatiza que entender os fatores que contribuem para a perda das abelhas é o primeiro passo para uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura. “Quanto mais pessoas no campo tiverem acesso ao número do 0800 e participarem do Projeto, maior será a abrangência do mapeamento almejado por esta iniciativa inédita”, ressalta Silvia.

 

Nestes primeiros nove meses do MAP, o grande desafio tem sido a divulgação do 0800 771 8000 no campo para agricultores e criadores de abelhas. Para explicar o passo a passo de como participar e o funcionamento, o Colmeia Viva – Mapeamento de Abelhas Participativo conta com uma Cartilha, nas versões impressa e online, com download gratuito no site do Projeto Colmeia Viva® (http://projetocolmeiaviva.org.br/wp-content/uploads/2016/03/ColmeiaViva-Sindiveg-Cartilha-Web.pdf).

O mapeamento dará origem a um Plano de Ação Nacional voltado às boas práticas de aplicação dos defensivos agrícolas para uma relação mais produtiva entre apicultura e agricultura.

Colmeia Viva- MAP: Mapeamento de Abelhas Participativo

Funcionamento 0800 771 8000

Das 07h às 19h, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.

 

Diálogo entre agricultor e apicultor

O setor de defensivos agrícolas reconhece seu papel na construção de uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura e em proteger as abelhas, e quer ser reconhecido como incentivador do diálogo entre agricultores e apicultores, visto que introduz no campo um produto que deve ser usado para proteger as culturas. Neste sentido, o Projeto Colmeia Viva® lançou um manifesto, numa declaração pública da crença do setor de que a colaboração é o melhor caminho para a construção de uma relação mais produtiva, protegendo as abelhas e o meio ambiente.

Todos os detalhes e informações sobre o Projeto estão disponíveis no site www.projetocolmeiaviva.org.br. A ferramenta online apresenta detalhes sobre as bandeiras e iniciativas do Colmeia Viva®.  Logo na home, um vídeo de três minutos relata exemplos bem sucedidos de interação entre agricultura e apicultura, bem como permeia o tema de forma didática e divertida. Ainda no site, o Blog Colmeia Viva manterá posts atualizados sobre os assuntos de interesse, como o próximo Workshop, previsto para setembro.

 

Sobre o Sindiveg

Formado por 50 empresas do setor de defensivos agrícolas, o Sindiveg – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal – foi fundado em 1941.  A entidade representa suas associadas junto a órgãos de governo e comércio exterior, poderes públicos, entidades de classe, associações rurais e à sociedade civil. Atualmente, é membro-líder da campanha nacional contra o comércio ilegal de defensivos agrícolas.




Últimas Notícias

Notícias

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt