quinta, 18 de abril de 2024
17/04/2024

Fampesc e Sebrae lançam parceria para aumentar a competitividade empresarial


A Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) e o Sebrae/SC acabam de lançar o Edital de Fomento às Ampes (EFAMPE 2024), com o objetivo de aportar recursos nas micro e pequenas empresas participantes dos núcleos setoriais ou associadas ao Sistema Fampesc. As inscrições foram abertas nesta terça-feira (16) e vão até 16 de junho.

A meta é aumentar a competitividade empresarial, por meio de três eixos:

Produtividade: desenvolvimento de ações que permitam o aumento da eficiência do processo produtivo das empresas.
Gestão empresarial: cursos ou consultorias nas áreas de gestão (estratégias, marketing e vendas, financeiro, processos e pessoas), visando potencializar os resultados das empresas.
Acesso ao mercado: visitas técnicas ou participação de feiras.

Para ter acesso ao EFAMPE, os empresários devem apresentar o seu pedido para a associação de sua cidade ou região. Após analisado, caso seja aprovado, a parceria da Fampesc com o Sebrae/SC garante um subsídio de 50% do valor total. A outra metade ainda pode ser parcelada. Todas as regras de funcionamento já estão nas associações do Sistema Fampesc.

“Esta é mais uma oportunidade que a Fampesc e o Sebrae oferecem para melhorar concretamente as atividades dos pequenos negócios, em benefício do segmento que mais gera emprego e desenvolvimento local e nacional”, enfatizou a presidente da Federação, Rosi Dedekind.

“O EFAMPE é uma maneira de fomentador muitas empresas, melhorado o ambiente empresarial, através da capacitação, gestão e o atendimento dos empresários, pois o fortalecimento do empresário acarretará em fortalecimento da sua empresa na cadeia produtiva, fomentando a geração de empregos e renda”, reforçou Luciano da Silva, Analista técnico do Sebrae e gestor do PNS - Programa de Núcleos Setoriais.



Blog

Empreendimento de luxo inspirado em Sandringham House será lançado em Itapema (SC)

Após 10 meses de muitas pesquisas, incluindo uma viagem a Londres, a Gessele Empreendimentos, conhecida por seus residenciais de luxo inspirados na realeza europeia, anunciou o pré-lançamento do Elizabeth II Royal Home, em homenagem à monarca com o maior reinado do trono britânico. “Sempre levamos Elizabeth II como exemplo de conduta, ética e valores. Nos inspiramos nela, em como honrava seu trabalho e colocava o dever para com o povo - em nosso caso com os clientes - acima de tudo. Essa novidade já vinha sendo almejada e estudada há muito tempo e, agora, até mesmo como mais uma forma de homenagear seu legado, ela está saindo do papel”, destaca o sócio da construtora, João Marlezio Conhaqui.
            Assim como os outros empreendimentos da Gessele, que têm sua arquitetura inspirada em castelos ou residências reais, o Elizabeth II Royal Home trará traços de Sandringham House. A propriedade, localizada na freguesia de Sandringham, em Norfolk, foi adquirida pela família real em 1862, e era a casa de campo preferida de Elizabeth II, onde passava datas importantes, como o Natal. Inclusive, foi na mansão que ela transmitiu sua primeira mensagem de Natal televisionada, em 1957. “É um lugar de lazer, para reunir a família, amigos e, por isso, achamos que seria uma perfeita inspiração, pois é justamente essa atmosfera que desejamos ao nosso empreendimento: um lugar aconchegante e confortável para passar momentos especiais. Sandringham House também já foi considerada a casa mais confortável da Inglaterra”, pontua o sócio.
            Em março deste ano, ao lado da sócia, Paula Daniela Gessele Conhaqui, João passou alguns dias em Londres para conhecer de perto a construção que inspirou o empreendimento da construtora de Itapema (SC). “Ainda estamos em fase de projeto, nos ajustes finais, mas os tijolinhos de Sandringham House certamente estarão presentes”, complementa. 
 
Luxo e sustentabilidade
Elizabeth II Royal Home terá 27 andares, sendo dois apartamentos por andar, mais penthouses, aproximadamente 1.358 metros quadrados de área de lazer e uma vista definitiva para o mar. O conceito diferenciado no estilo clássico e contemporâneo, rico em detalhes e sofisticação, já característico da Gessele, também se fará presente neste empreendimento, além de algumas novidades. “Internamente, este lançamento contará com algumas exclusividades, como o piso de mármore aquecido e paredes revestidas em mármore no banheiro da suíte Real e o vacpan na cozinha, uma central de aspiração que ajuda a recolher a sujeira rapidamente”, ressalta Conhaqui. As unidades custarão, em média, R$ 5 milhões.
Os cuidados com o meio ambiente também se fazem presentes na concepção e desenvolvimento do empreendimento por meio do Eco Royal, projeto interno de sustentabilidade da construtora. Entre eles está o gerenciamento de resíduos da construção; sistema sustentável de captação de água da chuva para as áreas comuns; tratamento de ozônio na caixa d’água para tornar potável a água das torneiras e também nas piscinas; sistema antirruídos entre os pavimentos com lã de PET, solução sustentável,
inteligente e eficaz; vidros duplos laminados com proteção UVA e UVB com isolamento e infraestrutura para recarga de carros elétricos.            
 
Gessele celebra 10 anos de história
Além do importante lançamento, em outubro, a Gessele Empreendimentos celebrou 10 anos no mercado de luxo. A história começou quando os sócios, João Marlezio Conhaqui e Paula Daniela Gessele Conhaqui, notaram uma necessidade no setor. Na expectativa de entregar exatamente o que o cliente vê nas divulgações sobre os empreendimentos, incluindo os mínimos detalhes, e mais, ir além do esperado, o casal lançou a empresa. Os empreendedores apostaram na admiração pelos costumes da realeza europeia para trazer esse diferencial à região e, hoje, contam com uma equipe de aproximadamente 70 pessoas.
A aposta da Gessele é em Itapema (SC), segunda cidade catarinense na lista do mais elevado metro quadrado do país (R$ 9.958,00/m²). O município ocupa a quarta posição, atrás de Vitória (3º), São Paulo (2º) e Balneário Camboriú, que está no topo do estudo feito pela plataforma Zap Imóveis. Até o momento, três empreendimentos de luxo já foram entregues: Joseph II, Marie Antoinette e Louis XV. Ainda em construção, os residenciais Francisco l e George VI, com entregas previstas para 2023 e 2025, respectivamente, já superaram a tabela de mercado, alcançando uma valorização superior a 100%. 
Para um futuro breve, os sócios projetam o lançamento de mais um empreendimento inspirado na realeza britânica e a inauguração do Maison Gessele, o escritório da empresa que será inaugurado no primeiro semestre de 2023. Nele, corretores, clientes e amigos serão recepcionados com conforto, luxo e um ambiente aconchegante, tudo projetado para o bem receber.

 

Santa Catarina amplia exportações de carnes e faturamento passa de US$ 3,1 bilhões

Referência internacional na produção de carnes, Santa Catarina segue batendo recordes nas exportações. De janeiro a outubro deste ano, o estado embarcou 1,41 milhão de toneladas de carnes, gerando receitas que passam de US$ 3,1 bilhões – uma alta de 11,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa).
 
“O Governo do Estado recebe com muita alegria os números das exportações de carnes de Santa Catarina. Esse excelente resultado é fruto de um árduo trabalho dos nossos produtores rurais, dos técnicos, cooperativas, agroindústrias e também do Estado, que tem como papel principal prover a defesa agropecuária e garantir a sanidade animal dos nossos rebanhos. Ficamos muito felizes, mas isso aumenta o nosso compromisso em continuar investindo e cuidando da sanidade animal aqui no nosso estado para que siga como grande fornecedor de proteína animal para todo o mundo”, destaca o secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo Miotto. 
 
Os valores levam em conta os embarques de carne suína, frangos, perus, patos, marrecos e bovinos. Considerando apenas o mês de outubro, Santa Catarina exportou 139,8 mil toneladas de carnes com um faturamento de US$ 324,9 milhões, 7,2% a mais do que em 2021.
 
Carne de frango
 
Segundo maior produtor de carne de frango do país, Santa Catarina exportou 846,1 mil toneladas do produto em 2022, gerando US$ 1,8 bilhão em receitas. O faturamento é 20% maior do que no mesmo período do ano anterior.
 
O bom desempenho é explicado pela alta nos embarques para os principais mercados compradores, com destaque para os Países Baixos (25,2%) e Arábia Saudita (25,1%). O analista da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl, ressalta ainda que a carne de frango apresenta forte valorização no mercado internacional, o que tem gerado sucessivas elevações no valor médio da tonelada.
 
“As exportações devem se manter estáveis ao longo do ano, com perspectiva de alta em relação ao valor exportado no ano anterior. Esse cenário é resultante, principalmente, das dificuldades enfrentadas por outros importantes exportadores, como é o caso dos Estados Unidos e alguns países da União Europeia, principalmente em função de focos de gripe aviária, que restringem o comércio internacional dos mesmos. Além disso, o conflito entre Rússia e Ucrânia também tem afetado a oferta do produto, já que a Ucrânia é um relevante exportador, principalmente para o mercado europeu”, destaca Giehl.
 
Carne suína

De janeiro a outubro de 2022, Santa Catarina exportou 497,9 mil toneladas de carne suína, com um resultado financeiro de US$ 1,1 bilhão. O estado responde por 55% dos embarques brasileiros e é o maior produtor de carne suína do país.
 
Em agosto, os catarinenses atingiram o recorde histórico nos embarques do produto com 62,2 mil toneladas embarcadas em um único mês – 40% a mais do que em 2021.

Becomex celebra nova etapa com inauguração de moderno escritório em Joinville/SC

A Becomex inaugura seu reformado, ampliado e moderno escritório em Joinville/SC. A inauguração acontece no mesmo ano em que a empresa completa 15 anos de atividades no Brasil e no momento em que está alinhada com os mais modernos conceitos de gestão corporativa, com foco na plena satisfação e valorização de seus profissionais. 

Recentemente, a Becomex implantou novos escritórios funcionais também na capital paulista, inaugurado em abril. A inauguração do espaço em Joinville, próximo ao Garten Shopping, um dos locais mais valorizados da cidade, contou com um evento especial com toda equipe de profissionais, parceiros, clientes, fornecedores e autoridades locais.  

A trajetória da empresa teve início em 2007, em Joinville. Na ocasião, sete amigos liderados por Jaly Paiva, matemático, metalúrgico e hoje diretor-presidente da Becomex, se propuseram a oferecer serviços de inteligência fiscal com o propósito de tornar as empresas da região mais competitivas e rentáveis. Com resultados práticos visíveis já com os primeiros clientes, em pouco tempo a Becomex se transformou em uma grande empresa, passando a atuar em diversos setores e atendendo grandes corporações em todo o País. 

Atualmente são 500 profissionais especializados atendendo um rol de mais de mil grupos econômicos nos mais variados segmentos, com ênfase no setor Automotivo, Óleo, Gás e Energia, Agronegócio, e Indústria de Transformação. 

Há dois anos, a Becomex consolidou uma aliança com a Deloitte para prover estratégias de negócios colaborativas pela competitividade da indústria brasileira. O trabalho permite uma abordagem de colaboração entre todos os elos da cadeia produtiva, e tem como objetivo apoiar a redução estratégica de custos e possibilitar o aumento da eficiência operacional. 

Ao longo dos últimos 15 anos, a Becomex é a única empresa do setor a ter desenvolvido uma estratégia de colaboração em cadeia e hoje é líder nacional em regimes especiais, com redução de sete bilhões de reais em custos de produção e nove bilhões de reais em carga tributária para os seus clientes. Com isso, alcançou o posto de uma das maiores consultorias tributárias do País. 

Em 2021 a empresa teve faturamento recorde de 124 milhões de reais e as perspectivas são de crescimento de 30% em 2022, com um faturamento previsto de cerca de 300 milhões de reais até 2025.

Um novo endereço para uma nova realidade

Uma das vantagens trazidas pelo novo espaço é a unificação das operações da Becomex com a Becomex Lab, que antes estavam instaladas em ambientes físicos diferentes. A Becomex Lab foi criada em 2018 e é responsável pela tecnologia que sustenta as linhas de negócio da Becomex, além de prover o mercado com soluções de softwares de alta performance e aderentes aos mais diversos setores de atividades do País.

“Hoje temos em nosso escritório de Joinville um dos melhores centros tecnológicos do Brasil, dotado de Inteligência Artificial, Machine Learning e robôs (RPA), que mostram os resultados de maneira específica para cada tipo de função tributária e por meio da mesma plataforma, facilitam o acesso, a gestão e a auditoria dos dados fiscais dentro das empresas”, comenta Marcos Bregantim, CEO da empresa. 

Para fazer frente à enorme quantidade de dados por trás de sua operação, a Becomex se tornou uma das únicas consultorias brasileira certificada com o ISO 27001. Essa certificação garante a conformidade do seu sistema de gestão da segurança da informação, baseada na referência internacional em segurança da informação ISMS – Information Security Management System, método estruturado que descreve os controles que uma organização precisa implementar para garantir a proteção das informações contra vazamentos, ameaças e outras vulnerabilidades.

“A tecnologia e a inteligência artificial estão presentes no dia a dia de nossas atividades e por isso decidimos reunir em um só local o Becomex Lab e os escritórios da Becomex, criando uma integração total através da concepção arquitetônica sustentável, favorecendo um ambiente corporativo mais humano e sociável. Para isso, os colaboradores participaram ativamente do andamento das obras e ficou ainda mais evidente para todos o quanto a tecnologia permeia o nosso negócio”, diz Bregantim. 

De acordo com o executivo, a ideia do novo escritório é de promover o bem-estar dos colaboradores, redefinindo o ambiente de trabalho ao oferecer, por exemplo, área destinada à diversão e interação como sala de descompressão com games, área gourmet para um bate-papo durante o café e “sobretudo, um ambiente descontraído e humanizado, valorizando a saúde mental da equipe e gerando, assim, mais motivação, engajamento e espírito de pertencimento”, acrescenta Bregantim.

O novo endereço possui dois mil metros quadrados e seu projeto foi assinado pelo time da AKMX Arquitetura Corporativa, um dos principais escritórios de arquitetura, engenharia e obras empresariais do País nas áreas corporativas, industriais, saúde e varejo, com espaços projetados que ultrapassam 1.2 milhão de m² no Brasil, China, Estados Unidos e Áustria.

“Esse novo espaço tem a identidade da Becomex e segue nossa cultura corporativa.  Entendemos que hoje existe uma nova realidade voltada aos ambientes de trabalho e pensamos nisso ao criar esse novo escritório, tanto no sentido de estarmos atualizados com relação as novas tendências, como também para tornar o trabalho presencial mais atrativo, como uma oportunidade para conectar os colaboradores que se sentirão acolhidos quando estiverem por aqui. Na Becomex, seguimos com um sistema híbrido, que contempla dias de presença física e dias no formato home office”, explica Karin Barea, Gerente de Marketing da Becomex.

“É muito gratificante comandar uma operação que chega aos 15 anos de atividades com resultados tão positivos e, principalmente, com uma equipe de colaboradores que possuem qualificação para atender demandas específicas de diversos segmentos da economia. Por isso seguiremos inovando em inteligência tributária, agora ainda mais motivados por estarmos em um ambiente de trabalho mais humanizado e, seguramente, mais acolhedor”, finaliza Bregantim.

Cesar Cielo participa das comemorações dos 15 anos da Becomex

O nadador Cesar Cielo, único campeão olímpico da natação brasileira, participa das campanhas publicitárias em comemoração aos 15 anos de história da empresa no Brasil.  

A campanha vem sendo veiculada desde o início de 2022 em mídias estratégicas para o negócio da empresa, além de redes sociais, outdoor em ruas e aeroportos de Joinville. O objetivo é de impactar grandes grupos econômicos no País, hoje o seu principal público.  

© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt