A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realiza, na próxima terça-feira, 8, a edição de outubro da Feira de Empreendedorismo Local. A venda de produtos artesanais, promovida pela Diretoria de Inovação e Empreendedorismo, acontece em frente à Biblioteca Central Comunitária, no campus professor Edison Villela - campus Itajaí.
Com o tema Dia da Criança, o evento é aberto à comunidade e acontece das 9h às 21h. Serão comercializados produtos como alimentos, peças decorativas, calçados, acessórios, bijuterias, artigos de higiene e perfumaria. Haverá também espaços para a troca de livros e para descarte de equipamentos eletrônicos.
Ao adquirir produtos durante o evento, os visitantes concorrem a uma cesta com itens disponibilizados pelos expositores. Para participar, basta preencher o cupom ofertado no ato da compra e colocar na urna localizada na Feira. O nome do sorteado será divulgado no mesmo dia, no perfil @univaliincubadora, no Instagram.
O ano de 2022 marca o aniversário de 10 anos de construção civil no Brasil da Porto5. A empresa brasileira surgiu em 2012 com objetivo de trazer para o Brasil toda a qualidade do padrão construtivo europeu, a partir do know-how desenvolvido ao longo de 30 anos em Portugal. Consolidada após uma década de atuação, a Porto5 foca os esforços em um ousado plano de expansão que prevê o lançamento de 40 empreendimentos nos próximos três anos.
A Porto5 nasceu da iniciativa do seu atual administrador Rafael Nascimento, em sociedade com empresários portugueses. Natural de Pelotas (RS), Nascimento firmou uma grande parceria com as duas principais construtoras do norte de Portugal (Martlongo e Spintos) para entrar com solidez no mercado imobiliário brasileiro.
As atividades se iniciaram em abril de 2012 com o objetivo de apresentar a seus clientes empreendimentos com elevado padrão e com diferenciais construtivos inéditos no Sul do país, como o sistema de fastbuilding e soluções em acabamento, sendo pioneira no uso do Capoto, uma tecnologia para isolamento térmico, além de utilizar manta acústica para isolamento acústico das unidades. “Nós entendemos que havia a oportunidade de trazer para o Brasil os três grandes diferenciais que a gente aplica no dia a dia da Porto5 que são a velocidade, a qualidade e o preço justo”, resume Nascimento.
Nesses 10 anos de atuação, a empresa atende a todos os públicos com cinco linhas de empreendimentos: Studio, Vitta, Acqua+, Smart e Personalidades. Em 2022, a empresa anunciou a criação de mais duas marcas: Rio Santo, para projetos exclusivos; e a City5, para projetos populares. Nesse período, a empresa formou uma rede de desenvolvimento com mais de 450 colaboradores diretos, dois mil colaboradores indiretos e mais de dois mil clientes ativos.
Independentemente da linha de produto ou do padrão construtivo, a Porto5 mantém-se fiel aos seus pilares fundamentais: a qualidade, a velocidade construtiva e o preço justo. Nascimento ressalta a essência da Porto5: "Somos um grupo apaixonados por pessoas, comprometido com metas e ideais e destinado a mudar o padrão de realidade que nos cerca. Não é tarefa fácil atuar no mercado responsável pelos sonhos. Mas estamos, dia após dia, em busca de crescimento, pois acreditamos que em todo produto imobiliário há uma essência, de felicidade em trabalhar com que gosta".
Os 10 anos também são comemorados por parceiros e clientes. O arquiteto Fabio Amador, da Graphitar Arquitetura, destaca a força da empresa. "Eu me considero parceiro número 1 da Porto5, porque trabalhava com eles quando ainda não tinha nem o nome. E isso é muito bacana de ver, o crescimento exponencial que aconteceu nesse período todo. A Porto5 é uma empresa consolidada, forte no mercado e fazer parte de tudo isso desde o princípio é muito gratificante", afirma.
O investidor e cliente Alisson Fonseca ressalta o comprometimento da Porto5 com o cliente final. "A Porto5 se diferenciou no mercado pela qualidade de produtos oferecidos, pelo cumprimento do prazo de entrega do imóvel e pela rentabilidade que os produtos Porto5 apresentam no mercado. Desde 2013 para cá, fizeram vários lançamentos e comprovaram na prática a seriedade que a empresa trata seu cliente".
VELOCIDADE
A tecnologia Fast Building é um dos principais diferenciais da Porto5. A tecnologia está baseada na lógica dos sistemas de alta velocidade e elevada produtividade na construção, possibilitando construir dois apartamentos por dia, o que otimiza o desenvolvimento do produto e gera menos tempo de obra. Por conta de um sistema que possibilita fluxo ágil, a Porto5 também garante o cumprimento dos prazos de entrega ao cliente final. O processo ainda conta com redução de mão-de-obra, devido à intensificação dos métodos construtivos que fortalecem a tecnologia, e economia de materiais, graças à modernização do processo na parte industrial, que diminui o número de ferramentas manuais e demais compostos.
"Acreditamos que grandes projetos dependem de inúmeros esforços e mão a mão construímos lares, negócios e bairros inteiros através do trabalho árduo e transparente, onde a cada tijolo alinhado, a cada negócio fechado, comemoramos uma conquista, com projetos em que cada detalhe conta, através de uma inquestionável assinatura de qualidade", assinala Nascimento.
EXPANSÃO
Após 10 anos no Brasil, a Porto5 foca na expansão de suas atividades no Brasil. A cidade de Itajaí, no litoral norte catarinense, foi escolhida para receber o primeiro lançamento fora do Rio Grande do Sul, o Vitta Home Resort. O residencial faz parte da linha que tem como inspiração o conforto e o lazer dos melhores resorts do mundo. O projeto nasce com um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 217 milhões. São mais de 67 mil metros quadrados de área construída, com 514 unidades divididas em quatro torres.
A área de lazer contará com lounges externos, piscina equipada com brinquedos aquáticos, hidromassagem, solarium, redários, academia, pet play, playgrounds, lounge de jogos, salas gourmet e kidsroom. Nas áreas privativas (que serão lofts e apartamentos de dois ou três dormitórios com até 74,53m²), haverá sacadas com churrasqueiras, suítes e algumas opções com terraços privativos.
De acordo com planejamento de expansão previsto, a Porto5 pretende lançar nos próximos três anos outros 40 empreendimentos. "Nos próximos anos podemos esperar uma presença muito forte da empresa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e continuaremos desenvolvendo produtos com padrões para atender todo o mercado", conclui Nascimento.
NÚMEROS DA PORTO5 EM 10 ANOS DE ATUAÇÃO NO MERCADO BRASILEIRO:
34 lançamentos
16 empreendimentos entregues
18 empreendimentos em construção ou andamento
+450 colaboradores diretos
+2 mil colaboradores indiretos
Os deputados catarinenses aprovaram, na terça-feira (24), lei que extingue o voto de minerva em questões tributárias do Estado. A proposta do deputado Milton Hobus (PSD) segue agora para sanção do governador Carlos Moisés (Republicanos).
Na prática, a alteração favorece os contribuintes em julgamentos que terminam empatados. Hoje, quem questiona uma cobrança fiscal em Santa Catarina recorre ao Tribunal Administrativo Tributário (TAT), formado por 50% de servidores e 50% de representantes da sociedade civil, como entidades e associações. Porém, quando há empate, o presidente desse colegiado, que também é indicado pelo Estado, dá a palavra final. O resultado deste formato é que a maior parte das sentenças é contra o cidadão.
“Agora, quando esses julgamentos terminarem empatados, a decisão é automaticamente favorável ao contribuinte. O Estado tem condição de entrar na Justiça comum para cobrar o que ele acha de direito. Essa é a lógica. O que não podemos é deixar que o contribuinte tenha que entrar na Justiça para provar que é inocente. Isso é contra a Constituição Federal”, destaca Hobus.
A extinção do voto de desempate, conhecido também como voto de qualidade, é debatida na esfera federal com julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo com pedido de vista do ministro Nunes Marques, a Corte já formou maioria para extinguir o voto minerva, como está sendo feito em Santa Catarina.
“O que existe na Constituição são garantias aos contribuintes em relação a eventuais abusos e distorções do Estado. Com isso, me parece mais razoável que o empate seja a favor do contribuinte do que do Fisco, porque a Constituição prevê todo um arcabouço normativo de proteção do contribuinte”, destacou o ministro Alexandre de Moraes em seu voto.
Em Santa Catarina, entidades empresariais, como a Federação das Indústrias de SC (Fiesc), têm se manifestado a favor da lei de Hobus e contra o voto de minerva.
“Assim, a legislação estadual estará alinhada com a nacional. Em 2020, o Senado Federal aprovou por unanimidade a MP do Contribuinte Legal, que, entre outras medidas, extinguiu o voto de minerva (desempate) no âmbito do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf)”, explica o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.
Pela sexta vez, o Porto de Porto Velho participa da maior feira de agronegócio e tecnologia do Norte do país. A Rondônia Rural Show Internacional está em sua 9ª edição, teve início na segunda, 23, e segue até 28 de maio em Ji-Paraná, região central de Rondônia. A feira reúne 600 expositores, entre comerciantes, vitrine tecnológica, pavilhão de agroindústrias, artesanato e espaço empresarial industrial.
É nesse cenário de perspectivas, que a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph) tem se posicionado como vetor econômico salutar para o Estado e busca atrair novos investidores para operar no Porto.
Para tanto, técnicos portuários têm buscado conexão com vários expositores que atuam nas áreas de logística, transporte, exportação e movimentação de cargas. Os diálogos englobam as práticas logísticas do Porto e as vantagens de movimentar cargas através do Rio Madeira. É o que explica o coordenador de Gestão Portuária, Luiz Gustavo Braga.
“O Estado de Rondônia possui uma logística portuária promissora e crescente, com diversos players atuando com excelência em produtos agrícolas com granéis sólidos vegetais, a exemplo da soja e do milho”.
Segundo Braga, há ainda um grande incremento na importação de fertilizantes de diversos locais do mundo, com impacto na produção e fomento do agronegócio, um dos principais pilares econômicos do país.
Outros produtos também se destacam, como a madeira, minério, carnes bovinas, peixes, entre outros. O foco é a exportação para outros países, com escoamento de cargas através do Rio Madeira, que tem imenso potencial de navegabilidade.
EXPORTAÇÃO - “Vale pontuar que já são movimentadas 10 milhões de toneladas no ano pelo Rio Madeira, e a projeção só aumenta conforme os anos, o que revela a importância e a capacidade dessa cadeia logística para Rondônia”, destaca o coordenador de Gestão Portuária.
O diretor presidente da Soph, Fernando Cesar Ramos Parente, informa que outra iniciativa da Soph é a criação de um intercâmbio comercial com a iniciativa privada com vistas a ocupar várias áreas disponíveis para arrendamento no Porto.
“Estamos avançando nas nossas tratativas de arrendamento de áreas disponíveis. O propósito é tornar o Porto de Porto Velho cada vez mais competitivo, eficiente e com desempenho satisfatório na importação e exportação de cargas. A partir da atração de novos negócios, novos empregos são gerados, o Estado se desenvolve e o Porto cumpre seu papel social na economia”.
Um evento para inspirar empresários e gestores, por meio de uma conversa franca sobre os desafios, experiências e a própria história de um empreendedor que se tornou referência nos negócios. Esta é a proposta da Confraria do Sucesso, promovida pela empresa de consultoria Aport Empresarial, que traz como convidado na edição de lançamento em Itajaí o empresário Gerson Frighetto, diretor da GF Pneus, uma das maiores distribuidoras de pneus do país. O evento é gratuito e acontece no próximo dia 30, a partir das 19h, no Águas da Brava.
Para participar, basta fazer inscrição previamente, pelo Sympla. A Confraria de Sucesso é um evento social com a finalidade de reunir empreendedores e gestores que buscam insights e motivação a partir de histórias de sucesso, além de um networking forte e direcionado. “As informações compartilhadas partem das vivências empresariais do nosso convidado, uma conversa de dono para dono de negócios”, destaca o consultor de negócios Rodrigo Bonfanti Campos, sócio-consultor da Aport.
Esta é a sétima edição da Confraria do Sucesso. O evento já teve a participação de Eduardo Capellari (Imed), Ricardo Bortolini (Bortolini Imóveis), Milton Roos (Investiplan/Coplan), Neusa Soldatelli (Pantik Panificação Integral), José Luis Turmina (Oniz Distribuidora) e Roque Scheibe (Rede Sensual Moda Íntima e Super Íntimo).
Depois de uma década de atuação no Rio Grande do Sul e mais de 100 clientes atendidos, a Aport Empresarial está atuando em Santa Catarina, com sede no centro de Itajaí (Embraed Centro Empresarial). A Aport realiza consultoria nas áreas de gestão estratégica, fusões e aquisições e captação de recursos por meio dos bancos e fomento, por meio de uma equipe multidisciplinar, com consultores especializados nas principais áreas de negócio e gestão.
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/ConfrariadoSucesso-Itajaí
O Porto de Itajaí, em sua área pública, iniciou na manhã de segunda-feira, 23, as operações com carga de celulose.
É a segunda operação anual de embarque com carga de celulose, e, os serviços de carregamento da carga estão sendo realizadas com o navio TIAN XI, de bandeira da Libéria, medindo 190 metros de comprimento por 28,50 de largura (boca), pertencente ao Armador COSCO Shipping.
A embarcação teve sua origem de trajeto marítimo o porto de Punta Pereyra, no Uruguai. Tem previsão de movimentar até 7500 toneladas, e poderá ficar atracado no porto de Itajaí, em até três dias, de acordo com sua produção.
Ao término de sua operação, segue destino para o continente europeu, mais precisamente para a Espanha, no porto de Motril (município localizado na província de Granada).
O BMW Group está comemorando o 100º aniversário de sua fábrica em Munique. Tudo começou em 1922, com motores de aeronaves e motocicletas. Então, a partir de 1952, a fábrica passou a produzir carros, que são famosos em todo o mundo até hoje, incluindo o icônico BMW Isetta, lendas do automobilismo como o M3 e, desde 1975, o mais bem-sucedido de todos os modelos BMW: o Série 3. “Nossas raízes estão em Munique. Esta planta é a nossa origem. E nosso futuro” disse Milan Nedeljkovic, membro do Conselho de Administração para Produção do BMW AG: “É um local de produção de alta tecnologia. Cerca de 900 BMWs de alta qualidade saem desta fábrica todos os dias. Cinco modelos diferentes em todos os tipos de acionamento. Isso provoca a alta flexibilidade, mas também a vasta experiência e habilidades das pessoas que trabalham aqui. Eles são a força motriz por trás de tudo o que acontece aqui”.
Em conjunto com o Centro de Pesquisa e Inovação (FIZ) do BMW Group, a fábrica de Munique sempre serviu como um centro interno de excelência, disseminando conhecimento sobre processos e tecnologias, bem como a experiência adquirida em 100 anos de produção de motores e veículos para outras plantas ao redor do mundo. A forte posição da fábrica de Munique como um modelo da rede de produção do BMW Group, agora e no futuro, é demonstrada por sua transformação em uma iFactory. “O BMW iFactory resume o que pretendemos com a nossa produção no futuro e está estabelecendo novos padrões. Estamos implementando-os globalmente, em todas as nossas fábricas”, acrescenta Nedeljkovic.
Para conferir mais imagens e o texto na íntegra, em inglês, clique aqui.
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2021 foi de 16,1 bilhões de Euros com receitas no valor de 111,2 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.
A Manchester Investimentos, um dos cinco maiores escritórios credenciados da XP com uma carteira de R$ 14 bilhões de ativos, realiza nesta quarta-feira, dia 25, às 19h30, em parceria com a Aliança Brasileira dos Importadores Varejistas e Atacadistas (ABIVA) e com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a palestra “Momento Manchester, o Mercado Traduzido para Você”. Com transmissão online ao vivo pelo canal do Youtube da Escola de Negócios da Univali, a palestra será realizada no Teatro Adelaide Konder, na universidade (link de acesso).
Os sócios da filial da Manchester Itajaí Maike Machado, Weidy Wapi e Artur Severo vão falar sobre a importância do planejamento financeiro, os cenários econômicos internos e externos, os principais produtos financeiros de investimentos e também sobre o mercado profissional para assessores financeiros. “Será uma excelente oportunidade para os investidores se atualizarem sobre o atual momento econômico e conhecerem um pouco mais sobre a importância do trabalho do assessor de investimentos na gestão do patrimônio dos investidores”, explica Maike Machado.
A entrada ao evento será gratuita, mas como forma de incentivar a solidariedade, a Manchester, a ABIVA e a Escola de Negócios da Univali estão solicitando aos participantes a doação de 1 kg de alimento não perecível que será entregue ao projeto Família Solidária, da cidade de Itajaí.
Perfis dos palestrantes
Maike Machado
Sócio e líder de time da Manchester Investimentos em Itajaí, com certificação de especialista em investimentos ANBIMA/Ancord e CPA-20. Possui mais de 15 anos de mercado financeiro, com passagens por grandes instituições financeiras como Santander e Itaú Personnalité. É pós-graduado em Finanças e Gestão Tributária pela Univali (SC).
Weidy Wapi
Sócio e head do B2C segmento varejo da Manchester Investimentos, é economista com mais de 15 anos de experiência como assessor de investimentos.
Artur Severo
Sócio e líder de time da Manchester Investimentos, é especialista em investimento pela ANBIMA e Planejador Financeiro CFP. Possui mais de 14 anos de experiência como assessor de investimentos.
Serviço
Palestra: Momento Manchester, o Mercado Traduzido para Você
Data: 25 de maio de 2022
Horário: 19h30
Local: Teatro Adelaide Konder, na Univali
Entrada gratuita
Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=_hLn3KwawRY
O governo federal vai repassar R$ 7,7 bilhões a Estados e municípios até esta terça-feira, 24, informou o Palácio do Planalto em nota oficial. Os recursos são relativos à arrecadação com leilão dos excedentes da cessão onerosa dos campos de Sépia e Atapu, do pré-sal.
O repasse é fruto de lei aprovada pelo Congresso Nacional em abril e deve abastecer os governos regionais em ano eleitoral. No total, o bônus de assinatura rendeu R$ 11,1 bilhões. De acordo com o governo, os investimentos previstos são de cerca de R$ 204 bilhões.
“Esse repasse foi possível graças à atração de capitais privados realizada pelo Governo Federal por meio dos nossos leilões. Os recursos serão revertidos diretamente para o bem-estar da nossa população”, disse o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, na nota divulgada pelo governo.
LUIZ VICENTE SUZIN
Presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC)
As crises que eclodem e se sucedem em todos os continentes – em especial a guerra Rússia x Ucrânia – criam uma situação crítica na qual, entretanto, é possível vislumbrar a importância dos países produtores de alimentos, por um lado, e a essencialidade do cooperativismo, de outro.
No caso do conflito em curso, além das atrocidades que horrorizam a humanidade a cada dia, sobressai a grave questão do rompimento das cadeias de suprimento. Os dois países em beligerância respondem por cerca de 30% dos cereais do comércio mundial. O conflito militar na Europa pode gerar interrupção na cadeia logística que afetará o mercado global e, consequentemente, o Brasil. Importamos mais de 85% dos fertilizantes agrícolas, com grande dependência de remessas de fósforo e potássio.
A globalização transformou o mundo em uma aldeia global, tudo está interconectado. Santa Catarina sente esses influxos, pois tem forte atuação no mercado mundial de grãos e proteína animal. A Organização Mundial do Comércio alertou sobre a ameaça real, iminente e concreta de uma crise de fome no Planeta: até agora, 23 nações limitaram a exportação de alimentos.
Esse cenário amplia o espaço para o Brasil e Santa Catarina aumentarem seu protagonismo no comércio internacional, confirmando nossa vocação para consolidar uma liderança na condição de potência em produção de alimentos. Além de reduzir os riscos de uma crise mundial de fome, será possível ampliar a presença brasileira e catarinense no comércio mundial.
Essas mesmas circunstâncias da geopolítica mundial realçam duas faces fundamentais do cooperativismo. Uma delas resulta no fato de que parte significativa da produção de grãos, carne, lácteos, frutas, hortaliças e pescado está ancorada no sistema cooperativista. A outra é a doutrina do cooperativismo, que inclui democracia, igualdade, equidade e solidariedade, honestidade, transparência, responsabilidade. Em outras palavras: elementos substanciais para a paz. Esses e outros valores éticos inspiraram a definição da temática do Dia Internacional do Cooperativismo – “Cooperativas constroem um mundo melhor” – que, neste ano, será comemorado no dia 2 de julho.
Será a 100ª vez que essa data emblemática será comemorada, sob orientação da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Num mundo em conflagração, as cooperativas se constituem em porto seguro porque têm uma benfazeja ação na sociedade, onde combinam adesão livre e voluntária, gestão democrática, participação econômica nos resultados com a prática da cooperação e o desenvolvimento sustentável das comunidades. Nesse aspecto, Santa Catarina construiu, pelo cooperativismo, uma sólida alternativa de empreendedorismo, com vocação coletiva, sustentável, eficiente e humanista que reúne mais da metade da sua população.
Em um mundo em guerra e ameaçado pelo flagelo da fome, Santa Catarina oferece o exemplo da produção de alimentos e a solidariedade associativista, confirmando o que já proclamaram a ONU e a ACI, as cooperativas provaram ser mais resilientes a crises, fomentam a participação econômica, combatem a degradação ambiental e as mudanças climáticas, geram empregos, contribuem para a segurança alimentar, mantêm o capital financeiro nas comunidades locais, constroem cadeias de valor éticas e contribuem para a paz mundial.
Foto 02 – Luiz Vicente Suzin, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC).
Com o frio cada vez mais forte no sul do país, muita gente foge dos passeios ao ar livre, embora as paisagens do inverno sejam espetaculares, seja pela neve na serra, ou aqueles dias lindos de sol no litoral.
No entanto, há aqueles que não se importam com as temperaturas mais baixas e fazem questão de desfrutar do friozinho em grande estilo. Estamos falando dos passeios de barco, cuja paisagem de inverno permite dias ensolarados, sem nuvens e muitas vezes um mar mais calmo.
Quem não abre mão de um passeio a bordo de uma embarcação precisa saber que mesmo com pouco uso, a manutenção do barco é sempre indispensável, e no inverno ela merece um pouco mais de atenção, já que as embarcações ficam mais sujeitas a umidade por ficarem paradas por longos períodos.
Responsável pela Iate Marine, maior empresa de compartilhamento náutico do sul do país, Rodrigo Vieitez elencou um check list com todos os cuidados que você precisa manter com a sua embarcação durante o inverno.
Atenção com o motor
A troca de óleo e dos filtros é indispensável, explica Rodrigo. Além disso, manter a limpeza do tanque de combustível e dos bicos injetores também é muito importante.
Parte elétrica
Checar as luzes da embarcação é essencial, assim como as bombas, as mangueiras, as abraçadeiras, as válvulas do fundo do casco e os respiros do tanque de combustível.
Cuidados com as embarcações que ficam sempre na água
Segundo o empresário, cuja empresa possui uma frota com 23 embarcações para compartilhamento, os barcos maiores quase sempre ficam na água, por isso, principalmente durante o inverno, é importante lavar o casco com esponja macia para retirar o limo e também pintá-lo com tinta impermeável para evitar infiltrações e corrosões.
Proteção
Mantenha o seu barco com capa de tecido impermeável e com proteção ultravioleta, seja dentro ou fora da água. Com essa proteção você conseguirá manter por mais tempo a pintura e a durabilidade de acrílicos, gaiutas e vigias.
Qualidade dos produtos que você utiliza para manutenção
Para que o seu barco se mantenha bem conservado é importante que você não fique muito tempo sem ligar o motor, abasteça-o com combustível de qualidade e use o óleo recomendado pelo fabricante.
“Ao manter esses cuidados, mesmo no período que você não usa tanto a embarcação, ajuda com que a vida útil do veículo náutico prolongue e também evita que você tenha grandes gastos com manutenções mais complexas devido a danos mais graves”, explica Rodrigo.
Fotos: Divulgação Iate Marine
Aprovado na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5284/20, que limita a busca e apreensão em escritórios de advocacia, amplia a segurança dos advogados e advogadas e assegura a atuação legal dos profissionais, reduzindo os riscos de transgressão ao direito à ampla defesa. A proposta impede que direitos e prerrogativas dos advogados sejam violados, garantindo a manutenção da inviolabilidade dos escritórios, da comunicação dos clientes com seus advogados e da presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em casos de prisão em flagrante.
“O intuito é que sejam vedados a violação do escritório simplesmente com o caráter de indício, depoimento ou colaboração premiada sem as devidas provas periciadas e reconhecidas pelo Poder Judiciário, sob pena prevista pelo artigo 7-B do Estatuto da OAB”, comentou a professora e pesquisadora em Direito da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB), Catharina Taquary Berino. O Projeto Lei nº 5.284/20 inclusive aumenta a pena prevista no artigo 7-B de detenção de três meses a um ano para detenção de dois a quatro anos”, complementou a docente.
A concessão de medida cautelar para busca e apreensão em escritórios de advocacia com base somente em declarações de delação premiada, sem confirmação por outros meios de prova, será vedada, de acordo com o publicado pela Agência Câmara de Notícias. Conforme explica o substitutivo do relator, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), a proibição se aplica ainda ao escritório ou local de trabalho do advogado (em casa, por exemplo). Para conceder a liminar, o juiz deverá considerá-la excepcional, desde que exista fundamento em indício.
De autoria do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), o projeto proíbe também ao advogado fazer colaboração premiada contra quem seja ou tenha sido seu cliente, sujeitando-se a processo disciplinar que pode resultar em sua exclusão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sem prejuízo de processo penal por violação de segredo profissional, punível com detenção de três meses a um ano.
A proposta trata, ainda, de vários outros temas sensíveis importantes ao exercício da advocacia, como: consultoria, defesa oral, liberação em bloqueio patrimonial, honorários, sociedade de advogados, jornada de trabalho, trabalho remoto, exame de ordem, atuação em causa própria, recesso penal, instituto de advogado e outros.
OAB
O texto remete ao representante da OAB, que deve estar presente no momento da busca e apreensão, o dever de impedir a retirada ou análise e registro fotográfico de documentos, mídias e objetos não relacionados à investigação e de outros processos do mesmo cliente. A regra deve ser respeitada pelos agentes que cumprem o mandado, sob pena de abuso de autoridade.
“Vários destes aspectos de alteração do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são controvertidos e complexos de tal maneira a influenciar sensivelmente o exercício da advocacia. Estas questões devem ser analisadas por advogados militantes com a verdadeira profundidade e seriedade que o tema merece e deve ser desvinculado de ideologias políticas", comentou a professora da FPMB, Catharina Berino.
Em relação aos documentos, computadores e outros dispositivos apreendidos, deverá ser garantido o direito de um representante da OAB e do profissional investigado de acompanharem a análise do material em local, data e horário informados com antecedência mínima de 24 horas. Em caso de urgência fundamentada pelo juiz, o prazo poderá ser inferior, ainda garantido o direito de acompanhamento.
Com informações da Agência Câmara de Notícias
Sobre a Faculdade Presbiteriana Mackenzie
A Faculdade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino confessional presbiteriana, filantrópica e de perfil comunitário, que se dedica às ciências divinas, humanas e de saúde. A instituição é comprometida com a formação de profissionais competentes e com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento, inserida na sociedade para atender suas necessidades e anseios, e de acordo com princípios cristãos.
O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) é a entidade mantenedora e responsável pela gestão administrativa dos campi em três cidades do País: Brasília (DF), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). As Presbiterianas Mackenzie têm missão educadora, de cultura Empreendedora e inovadora. Entre seus diferenciais estão os cursos de Medicina (Curitiba); Administração, Ciências Econômicas, Contábeis, Direito (Brasília e Rio); e Engenharia Civil (Brasília). Em 2021, comemora-se os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Novamente temos uma fraude de ocasião na praça, agora é a vez dos golpistas utilizarem a restituição de Imposto de Renda Pessoa Física 2022 como isca para roubar dados ou mesmo dinheiro das pessoas. Interessante observar que esse golpe começou mesmo antes do fim do prazo da entrega dessa declaração, que vai até o dia 31 de maio de 2022 e antes do início do período de pagamento das restituições.
“Mais uma vez os criminosos se aproveitam do desconhecimento e da vontade de receber ganhos extras, nesse caso dos contribuintes que anualmente tem parte dos ganhos retidos pela Receita Federal. Eles prometem simplicidade na obtenção do dinheiro e celeridade, é uma armadilha bem tentadora”, afirma o advogado especialista em fraudes, Afonso Morais, CEO da Morais Advogados Associados.
Na maioria dos casos os golpistas enviam um link malicioso por e-mail, SMS, WhatsApp e Telegram para os contribuintes. O assunto da mensagem pode ser "Saque Imediato" ou alguma outra vertente do tema. Dentro da mensagem uma mensagem genérica busca atrair o o usuário à clicar no link , que pode ser "Chave de Acesso". Esse link geralmente é malicioso, comprometendo a máquina utilizada com um vírus.
“Lógico que existem outras vertentes desse crime relacionado a restituição de imposto de renda, existindo até mesmo pessoas e empresas que prometem antecipar o valor sem garantias o que faz com que o contribuinte aceite criando uma grande dívida ou mesmo tendo que pagar para receber o valor. São muitos os roteiros para enganar a população”, alerta Afonso Morais.
Em relação ao tema, o primeiro alerta feito pelo especialista é que a Receita Federal não envia mensagens com links em suas comunicações. O caminho correto para obtenção é no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio do Gov . br ou por certificado digital.
Também é importante saber que o procedimento da restituição não envolve envio por e-mail, SMS ou qualquer outra ferramenta. Em relação a antecipações de valores também é ficar atento.
“Sempre que se busca por linhas de crédito é fundamental que se busco por instituições registradas pelo Banco Central. É fundamental checar o histórico das instituições. Duvide sempre de ‘oportunidade únicas’ e sempre avalie muito bem quanto terá que pagar e as taxas envolvidas nesse tipo de negociação”, explica Afonso Morais.
Outro ponto de alerta é que não se deve enviar nunca dados para terceiros ou por meio de mensagens. A Receita irá depositar as restituições diretamente na conta bancária informada no ato de entrega da declaração do Imposto de Renda.
O presidente da Eletrobras, Rodrigo Limp, disse hoje (17) que, em um cenário positivo, a conclusão da operação de privatização da empresa poderá ocorrer até meados de agosto.
“Esse é o cenário mais favorável”, disse Limp, em entrevista coletiva online sobre os resultados do primeiro trimestre, afirmando que essa é a melhor janela de mercado, coincidindo com as férias no Hemisfério Norte e antes do período eleitoral no Brasil, o que representa, no seu entender, mais benefícios para a empresa e para a União.
Ele afirmou que aguarda a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), em reunião marcada para amanhã (18), para poder dar seguimento ao processo de capitalização da companhia. Depois da aprovação do tribunal, será necessário ainda concluir a elaboração de toda a documentação do prospecto e realizar avaliação de auditoria independente.
A diretora Financeira e de Relações com Investidores, Elvira Presta, afirmou que ser precipitado falar de datas para o road show (apresentação de uma empresa e seus produtos para investidores). “Nós só conseguiremos montar a agenda [do road show] depois da aprovação pelo TCU”, acrescentou Elvira.
Limp admitiu que a disputa judicial perdida para credores pela Usina Santo Antonio, da qual a Eletrobras participa por meio de sua subsidiária Furnas, poderá ter reflexos sobre a privatização. Ele reconheceu que, nesse caso, a Eletrobras terá de avaliar um possível negociação com os credores de Santo Antonio.
“Não há conclusões ainda sobre impacto na alavancagem da companhia [valor da dívida na estrutura do capital do negócio]”, indicou.
Localizada no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), a Usina Santo Antonio tem potência instalada mínima de 3.568,3 megawatts (MW). Segundo Limp, a dívida da usina chega a R$ 18 bilhões.
Caso a Eletrobras assuma o controle da empresa, a dívida será acrescida à da holding do setor elétrico.
Para Limp, contudo, o nível de endividamento da Eletrobras hoje “é confortável”.
A dívida líquida recorrente da companhia ficou em R$ 20,554 bilhões no final de março de 2022, mostrando estabilidade em relação ao mesmo trimestre de 2021. Limp destacou que isso é resultado de uma disciplina financeira iniciada em 2016.
O índice que avalia o número de empregados na indústria da construção civil permaneceu praticamente estável em abril, na comparação com março, informou hoje (18) a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No mês passado, o índice ficou em 50,7 pontos, ante os 50 pontos registrados em março.
Os dados constam do boletim Sondagem Industrial da Construção.
Já o índice do nível de atividade ficou em 50,1 pontos, registrando recuo de 1,2 ponto com relação a março. Apesar da queda em relação a março, o desempenho da construção em abril permaneceu positivo.
Os índices avaliados pela CNI apresentam variação de 0 a 100. Valores acima de 50 indicam aumento do emprego, da produção, estoque acima do planejado ou utilização da capacidade instalada acima do usual. Valores abaixo de 50, indicam que o nível de atividade está abaixo do usual. O valor próximo da linha divisória dos 50 pontos, que separa aumento de queda do nível de atividade, sinaliza estabilidade.
O índice não apresentava valor acima dos 50 pontos para o mês de abril desde 2012, quando registrou 50,6 pontos. A entidade disse, porém, que os resultados são os melhores para o mês de abril, desde 2012.
“O desempenho da construção em abril de 2022 foi positivo para o período quando comparado a anos recentes. O índice do nível de atividade ficou em 50,1 pontos em abril de 2022, registrando recuo de 1,2 ponto com relação a março. O valor próximo da linha divisória dos 50 pontos, que separa aumento de queda do nível de atividade, sinaliza estabilidade. O índice não apresentava valor acima dos 50 pontos para o mês de abril desde 2012, quando registrou 50,6 pontos”, disse a CNI.
Em abril, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da indústria da construção civil caiu 1 ponto percentual na comparação com março, de 68% para 67%.
A CNI também divulgou o índice de Confiança do Empresário (Icei) da indústria de construção civil para o mês de maio. O indicador apresentou um aumento de 0,7 ponto, na comparação com abril, ficando em 56,2 pontos.
“Por estar acima da linha divisória de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança, o índice indica que os empresários da construção estão confiantes. O resultado é o melhor para maio desde 2012, quando alcançou 60,9 pontos”, informou a confederação.
Porém, a percepção dos empresários em relação às condições correntes segue negativa em maio. O índice de Condições Atuais ficou em 48,6 pontos, aumento de 0,2 ponto frente o mês anterior. Assim, como destacado para o Icei, o resultado é o melhor para maio desde 2012.
Em maio, o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços mostrou uma pequena queda do otimismo, ao cair 0,5 ponto, para 56 pontos. Da mesma forma, o índice de expectativa do número de empregados também registrou recuo de 0,5 ponto, para 56,2 pontos. "Apesar disso, o indicador está acima de 50 pontos, o que aponta para expectativas positivas e de crescimento", diz o boletim.
A expectativa do empresariado para os próximos meses segue estável. O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade apresentou estabilidade, permanecendo em 58,1 pontos, enquanto o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas aumentou 0,3 ponto, para 57,4 pontos.
Para a elaboração do levantamento, a CNI ouviu 419 empresas, sendo 156 de pequeno porte, 175 de médio porte e 88 de grande porte, entre os dias 2 e 10 de maio.
O período de inscrição para a terceira edição do Inovatur termina nesta quinta-feira, 19. O programa vai investir mais de R$ 1 milhão e 300 mil em projetos inovadores na área de turismo em Santa Catarina. Podem participar startups ou empresas que queiram inovar em algum processo e serviço do setor. Nesta edição é permitida também a participação de até 30% de interessados de outros estados e países. Entretanto, o proponente precisa constituir empresa com CNPJ e sede em Santa Catarina.
O programa é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e com o apoio da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Serão destinados R$ 1 milhão da Santur e R$ 300 mil da Fapesc para até 13 projetos de todas as regiões turísticas do estado.
“A cada nova edição o Inovatur se consolida e amplia o valor de recursos investidos e iniciativas beneficiadas. Por meio do programa conectamos ideias inovadoras, mercado e trade turístico e, assim, fortalecemos ainda mais o setor e a economia catarinense”, destaca o presidente da Santur, Henrique Maciel.
O objetivo do Inovatur é estimular a criação de novos negócios e incentivar startups que tenham projetos inovadores. Além do aporte financeiro, cada projeto selecionado vai participar de mentorias individuais, workshops temáticos, rodadas de negócios regionais e visitas técnicas. “A cada edição buscamos ampliar o alcance do programa e as oportunidades que oferecemos para as empresas. Uma das novidades da terceira edição será a realização de uma missão técnica em um polo de inovação na região Sudeste” complementa Luana Emmendoerfer, diretora de Estudos e Inovação da Santur.
Cada proposta selecionada poderá receber até R$ 100 mil. O edital com todas as informações e o link para inscrição estão disponíveis aqui!
"É uma honra para a Fapesc interagir com a Santur ao promover ações de inovação e empreendedorismo em Santa Catarina. O Inovatur já é uma referência no país na geração de negócios com foco em turismo e os resultados surpreendem a cada nova edição” explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.
Nas duas primeiras etapas, o programa investiu mais de R$ 1 milhão e 200 mil em 29 startups de 10 regiões turísticas e 19 municípios catarinenses. “O Inovatur está transformando o turismo em Santa Catarina ao conectar todos os envolvidos no setor. As propostas que já passaram pelo programa colhem os resultados e servem de estímulo para que novas ideias também possam ser beneficiadas. O turismo do estado sempre foi referência para o Brasil e o Inovatur reforça ainda mais a nossa vocação neste segmento” finaliza o coordenador do Inovatur pela Univali, Pablo Limberger.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) obteve lucro líquido de R$ 12,9 bilhões no primeiro trimestre de 2022. O valor é 32% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo banco na quinta-feira (12/05).
O desempenho foi influenciado pela reclassificação de investimentos no frigorífico JBS (R$ 5,8 bilhões), receita com dividendos da Petrobras (R$ 3,0 bilhões), resultado líquido das alienações de ações (R$ 1,3 bilhão) e saldo positivo de equivalência patrimonial de R$ 0,8 bilhão.
A posição de caixa no primeiro trimestre é de R$ 143,2 bilhões e foram devolvidos ao Tesouro Nacional R$ 2,7 bilhões. A inadimplência segue sob controle, em 0,21%, que é cerca de metade daquela do sistema financeiro nacional no segmento de grandes empresas.
O diretor de finanças do BNDES, Lourenço Tigre, destacou que o resultado é fruto de uma estratégia que combina fatores como menos risco e mais inovação. “Como entregamos esse resultado e o que isso ele significa? Ele é fruto de uma estratégia de reciclagem de capital e risco, menos risco de mercado, mais inovação, mais impacto”, disse Lourenço Tigre.
Os desembolsos realizados pelo BNDES no primeiro trimestre para fomentar o desenvolvimento em diversos setores foi de R$ 14,8 bilhões, valor 31% superior ao do primeiro trimestre de 2021. Do total, R$ 5,8 bilhões foram para a área de infraestrutura, R$ 3,3 bilhões para a indústria, R$ 2,9 bilhões para comércio e serviços e outros R$ 2,8 bilhões para a agropecuária. Entre as operações aprovadas estão o investimento para a produção de 1,5 mil equipamentos para a energia limpa e 6.727 agricultores familiares apoiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Em relação ao financiamento para projetos de inovação realizados por micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), o desembolso no banco no primeiro trimestre foi de R$ 5,6 bilhões. Ao todo, R$ 103 bilhões da carteira de crédito do BNDES estão destinados a essa parcela do mercado. O Programa MPME disponibiliza financiamentos de até R$ 20 milhões para apoiar negócios com faturamento anual de até R$ 300 milhões.
Na área de sustentabilidade, da carteira de crédito de operações diretas e indiretas não automáticas, 55% do total, o que equivale a R$ 188 bilhões, está vinculado a projetos que apoiam a economia verde e o desenvolvimento social. No primeiro trimestre deste ano foram direcionados R$ 1,9 bilhão para economia verde e R$ 2,4 bilhões para desenvolvimento social.
A carteira de Parcerias Público-Privadas (PPPs), concessões e privatizações do BNDES contam com 153 projetos já estruturados ou em estruturação e 23 já leiloados, considerando um total de R$ 382 bilhões em investimentos. Apenas em ativos ambientais, está em estruturação a concessão de 46 parques e 19 florestas, totalizando mais de 8 milhões de hectares.
Durante o 1º trimestre de 2022, a Fábrica de Projetos do Banco concluiu com sucesso os processos de privatização da primeira autoridade portuária do Brasil (Codesa), com R$ 855 milhões em investimentos contratados e a maior concessão de um parque natural no país, o Parque Nacional do Iguaçu, com R$ 500 milhões em investimentos contratados, entre outros.
O BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira. Apoia empreendedores de todos os portes, inclusive pessoas físicas, na realização de seus planos de modernização, de expansão e na concretização de novos negócios, de forma a contribuir com a geração de empregos, renda e de inclusão social para o Brasil.
O apoio do banco ocorre por meio de financiamento a investimentos, subscrição de valores mobiliários, prestação de garantia e concessão de recursos não reembolsáveis a projetos de caráter social, cultural e tecnológico.
Osetor de turismo segue exibindo sinais de consolidação da sua gradual retomada no Brasil. Dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada na quinta-feira (12/05) pelo Governo Federal, por meio do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), revelam que o Índice de Atividades Turísticas registrou um aumento de 75,6% em março no país na comparação com o mesmo mês de 2021.
O resultado foi impulsionado principalmente pelo aumento nas receitas de empresas dos ramos de transporte aéreo, restaurantes, hotéis, rodoviário coletivo de passageiros, locação de automóveis e serviços de bufê. Segundo o IBGE, houve avanços em todas as 12 unidades da Federação analisadas, com destaque para São Paulo (85,7%), Minas Gerais (100%), Rio de Janeiro (42,3%), Rio Grande do Sul (131,3%) e Bahia (66,6%).
Os dados do IBGE revelam, ainda, que o Índice de Atividades Turísticas apresentou um crescimento de 4,5% em março na comparação com fevereiro deste ano, resultado este igualmente verificado em todas as 12 UFs do país incluídas no levantamento. Já no acumulado ao longo dos primeiros três meses de 2022, a taxa medida pelo Instituto registra um aumento de 42,2% referente ao mesmo período do ano passado.
AVANÇOS
Outros resultados referentes a março corroboram o bom momento do turismo nacional. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), por exemplo, o ramo alcançou um faturamento total de R$ 869 milhões durante o mês, número apenas 2% inferior ao registrado no mesmo período de 2019 (R$ 890 milhões). O setor já havia acumulado receitas de R$ 4,3 bilhões em 2021, uma alta de 18% na comparação com 2020.
Números divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por sua vez, revelaram que mais de 6,4 milhões de passageiros viajaram em voos nacionais no mês de março. A quantidade representa o dobro de consumidores registrado no mesmo período do ano passado e é 16% superior à verificada no mês anterior, fevereiro, quando 5,5 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos do país.
Com os novos dados do Índice de Atividades Turísticas, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que o setor de Turismo restabeleça, no terceiro trimestre deste ano, o nível de receitas anteriores ao cenário antes da Covid-19.
APOIO
A Medida Provisória nº 1.101, publicada em fevereiro deste ano, alterou novamente os prazos da Lei nº 14.046/2020, sobre regras de cancelamentos, remarcações e reembolsos nos setores de turismo, eventos e cultura. Segundo a MP, proposta pelo MTur e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o cliente tem até 31 de dezembro de 2023 para remarcar ou usar créditos no abatimento ou na compra de serviços. (Saiba mais AQUI).
Outra iniciativa de apoio ao setor adotada pelo Governo Federal, por meio do MTur, é a disponibilização gratuita do Selo Turismo Responsável, que indica o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19 na área. O selo, que já soma 31.294 adesões no país, define protocolos para 15 segmentos turísticos, incluindo guias de turismo. Lançada em junho de 2020, a iniciativa posicionou o Brasil entre as 10 primeiras nações do mundo a implementar providências do tipo. (Saiba AQUI como aderir)
Com informações do Ministério do Turismo.
A desestatização do Porto de Santos, o maior da América Latina, foi assunto de diversas reuniões da delegação brasileira com fundos de investimentos, bancos e operadores de infraestrutura no segundo dia de roadshow, em Nova Iorque. Com investimentos previstos na casa dos R$ 16 bilhões, o processo permitirá a transformação do terminal no maior de todo o Hemisfério Sul, além de resolver problemas históricos da cidade do litoral de São Paulo.
Entre os interlocutores do dia, estavam os norte-americanos da EIG Global Energy Partners e a multinacional de logística dos Emirados Árabes Unidos DP World, que já atua no setor de terminais portuários privados no Brasil. A sinalização é que, entre as concessões previstas, a desestatização do Porto de Santos (SP) está entre as de maior potencial para atrair o interesse dos investidores.
Modelo
Dos 16 bilhões previstos em investimentos, R$ 11 bilhões do arrendamento servirão para aumentar a capacidade da linha férrea e, consequentemente, a movimentação de cargas. O pacote de obras também inclui a adequação das rodovias federais que chegam ao porto, além da construção do túnel unindo as zonas Leste e Noroeste da cidade. A desestatização garantirá o aumento de 160 milhões de toneladas movimentadas ao ano para 290 milhões de toneladas anuais ao longo das próximas décadas.
O leilão de Santos seguirá o modelo da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), primeira desestatização portuária do Brasil, e referência para os próximos leilões de portos públicos que integram o portfólio de infraestrutura do Governo Federal. A Codesa foi desestatizada junto com a concessão dos portos de Vitória e de Barra do Riacho (ES), em março. A iniciativa de sucesso garantiu pelo menos R$ 850 milhões em investimentos privados para os próximos 35 anos de contrato: R$ 335 milhões em novas instalações e melhorias e R$ 515 milhões em obras de manutenção, como de dragagem dos canais de acesso aos terminais.
Ainda para 2022, estão encaminhadas as concessões dos portos de São Sebastião (SP), Itajaí (SC) e Canal de Paranaguá (PR), além dos arrendamentos de 19 terminais portuários. No total, foram 37 arrendamentos portuários desde o início da gestão, que garantiram R$ 6,1 bilhões em investimentos.
Rodovias
O sistema rodoviário também tem atraído olhares estrangeiros para o Brasil. Em reunião com o fundo de investimentos australiano Macquire, foram apresentados os detalhes do leilão dos seis lotes de rodovias do Paraná, com mais de R$ 44 bilhões em investimentos. Desde 2019, foram seis rodovias concedidas e um total de R$ 37,3 bilhões em investimentos. Entre os projetos, destaque para a concessão da Presidente Dutra e a Rio-Santos, que injetará mais R$ 14,8 bilhões de investimentos privados ao setor rodoviário do país.
Com leilão marcado para 20 de maio, o projeto rodoviário da BR-116/493/465/RJ/MG, entre a cidade do Rio de Janeiro e Governador Valadares (MG) tem projeção de R$ 9,2 bilhões estimados. No total, as concessões rodoviárias a serem realizadas em 2022 somam R$ 80 bilhões em investimentos previstos.
O Governo Federal zerou a alíquota do imposto de importação de alimentos como medida para auxiliar o combate à inflação. Também reduziu alíquotas de dois insumos para a produção agrícola e de vergalhões de aço. A decisão foi divulgada nesta quarta-feira (11/05) em reunião do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex). As reduções entram em vigor na quinta-feira (12/05) e valem até o dia 31 de dezembro de 2022.
A redução foi feita via inclusão na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec). Foram zeradas as alíquotas de carnes congeladas de bovinos desossadas, pedaços e miudezas de frango congelados, farinha de trigo, outros trigos e mistura de trigo com centeio, milho em grão, bolachas e biscoitos e outros produtos de padaria e pastelaria. Ao cortar o imposto de importação, o Governo barateia a compra de produtos fabricados no exterior. Em março, o Gecex já havia zerado as alíquotas de seis alimentos.
A alíquota é um percentual utilizado para calcular o valor final de um imposto que será pago por uma pessoa física ou jurídica. De acordo com o Ministério da Economia, a medida priorizou itens que têm maiores impactos sobre a cesta de consumo de camadas mais pobres da população, com o objetivo de ajudar no combate à inflação, considerando mercadorias que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
“Alguns produtos específicos, que tem um impacto grande sobre a população, temos buscado fazer reduções grandes de alíquotas”, disse o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys. “Sabemos que essas medidas não revertem a inflação, mas elas aumentam a contestabilidade dos mercados. Um produto que está começando crescer muito de preço, diante da possibilidade maior de importação, os empresários pensam duas vezes antes de aumentar tanto o produto”, explicou.
Insumos agrícolas
Além dos alimentos, houve mudança nas alíquotas do imposto de importação de dois insumos usados na produção agrícola. Um deles é o aço sulfúrico, utilizado na cadeia produtiva de fertilizante, que teve a alíquota zerada.
O outro, o fungicida Mancozeb, teve o imposto de importação reduzido de 12,6% para 4%. O produto é usado como defensivo agrícola em cultivos de arroz, batata, feijão, soja, alface, milho e tomate, entre outros. A produção nacional é de aproximadamente 31% do consumo no país e a redução da alíquota deve auxiliar no combate à alta dos preços dos alimentos no Brasil.
Há meses o Gecex analisava o pleito do setor da construção civil de redução nas alíquotas de produtos do aço. Na reunião foi tomada a decisão de passar as alíquotas do vergalhão CA50 e vergalhão CA60 de 10,8% para 4%.
“A intenção é gerar maior concorrência para a redução de preços para que possamos também impactar positivamente o setor de construção civil que tantos empregos gera no Brasil”, afirmou a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Ana Paula Repezza.
Foi publicada nesta quinta-feira (12/05), a Instrução Normativa RFB nº 2.081/2022, regulamentando a aplicação das isenções de IPI para compra de veículos por portadores de deficiência física, auditiva, mental, visual ou transtorno do espectro autista. Com as novas regras em vigor, serão retomadas as análises dos pedidos em estoque, suspensos desde janeiro deste ano.
Com a vigência da Lei i nº 14.287, publicada em 31 de dezembro de 2021, foram revogados os dispositivos que fundamentavam a análise dos pedidos e novas hipóteses foram introduzidas, porém, com eficácia pendente de regulamentação, impossibilitando a realização de análises de mérito dos pedidos.
O Decreto 11.063/2022, publicado na quinta-feira (05/05), definiu os novos critérios para a avaliação de pessoas com deficiência ou com transtorno do espectro autista, permitindo a regulamentação por parte do Governo Federal, por meio da Receita Federal.
Dentre as principais novidades trazidas pela nova norma, estão o valor do veículo que pode ser comprado com isenção por pessoas com deficiência, passando de R$ 140.000,00 para R$ 200.000,00; e a possibilidade de pessoas com deficiência auditiva aproveitarem também esse benefício fiscal.
Até que a avaliação biopsicossocial seja implementada, os pedidos de isenção para pessoas com deficiência ou transtorno do espectro autista passam a adotar os critérios estabelecidos pela Lei nº 8.989/1995 e pelo Decreto nº 11.063/2022. Resumidamente, para ter direito à isenção, a pessoa deve se enquadrar em, no mínimo, uma das categorias abaixo.
Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarrete o comprometimento da função física, sob a forma de:
a) paraplegia;
b) paraparesia;
c) monoplegia;
d) monoparesia;
e) tetraplegia;
f) tetraparesia;
g) triplegia;
h) triparesia;
i) hemiplegia;
j) hemiparesia;
k) ostomia;
l) amputação ou ausência de membro;
m) paralisia cerebral;
n) nanismo; ou
o) membros com deformidade congênita ou adquirida.
Perda bilateral, parcial ou total, de 41 dB (quarenta e um decibéis) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz (quinhentos hertz), 1.000 Hz (mil hertz), 2.000 Hz (dois mil hertz) e 3.000 Hz (três mil hertz).
a) cegueira, na qual a acuidade visual seja igual ou menor que cinco centésimos no melhor olho, com a melhor correção óptica;
b) baixa visão, na qual a acuidade visual esteja entre três décimos e cinco centésimos no melhor olho, com a melhor correção óptica;
c) casos em que a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos seja igual ou menor que sessenta graus; ou
d) ocorrência simultânea de quaisquer das condições previstas nas alíneas "a", "b" e "c".
Funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como:
a) comunicação;
b) cuidado pessoal;
c) habilidades sociais;
d) utilização dos recursos da comunidade;
e) saúde e segurança;
f) habilidades acadêmicas;
g) lazer; e
h) trabalho.
A comprovação da deficiência e da condição de pessoa com transtorno do espectro autista, continuam sendo realizados por meio de laudo de avaliação emitido por:
I - prestador de serviço público de saúde;
II - por serviço privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde – SUS;
III - pelo Departamento de Trânsito - Detran ou por suas clínicas credenciadas; ou
IV - por intermédio de serviço social autônomo, sem fins lucrativos, criado por lei, na hipótese de não emissão de laudo de avaliação eletrônico.
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Santa Catarina (Fenabrave-SC), entidade que representa 554 concessionárias de veículos automotores de todo o estado dos segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões, tratores e máquinas agrícolas, motocicletas, e implementos rodoviários, divulga o desempenho do setor automotivo no mês de abril de 2022.
Os emplacamentos de veículos automotores no estado de Santa Catarina, encerraram o mês de abril, com 12.870 unidades licenciadas, enquanto em março foram 13.697, uma queda de 6,04%. Porém as vendas diárias em abril, com 19 dias úteis foram 8,84% maiores do que em março, que teve 22 dias úteis. Em março foram vendidos 622 veículos em média por dia enquanto em abril foram 677.
Em números absolutos de vendas, o segmento de Comerciais Leves foi o único que teve resultado positivo, com aumento de 22,62% em relação a março.
Quando comparado com abril de 2021, o setor como um todo registrou queda de 9,61%, e no acumulado do primeiro quadrimestre do ano registrou queda de 10,37%.
O segmento de Tratores e Máquinas Agrícolas, por não serem emplacados, apresentam dados com um mês de defasagem, pois dependem de levantamento junto aos fabricantes, e as informações que se seguem são a nível nacional.
Em março de 2022, as vendas de Tratores e Máquinas Agrícolas decresceu 7,00% em relação ao mês fevereiro de 2022. Na comparação com março de 2021, o crescimento foi de 16,79%. No acumulado do primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, o setor experimentou um crescimento de 29,92%.
A frota circulante em Santa Catarina soma hoje, 5.651.946 veículos, sendo que a maioria é de automóveis, em um total de 3.148.066. (Fonte: Detran SC).
Segundo Alfredo Breitkopf, Diretor Geral Regional da Fenabrave-SC, o aumento diário de vendas verificado em abril, mesmo que os dados das vendas acumuladas do ano mostrem queda em relação a 2021, mostra que o mercado começa a esboçar uma reação.
No final do primeiro bimestre do ano, SC experimentava uma queda de 12,90% em relação a 2021, e agora, no fechamento do 1º quadrimestre esta queda diminuiu para 10,37%. O momento pós pandemia, a guerra na Ucrânia e a continuada falta de componentes na cadeia automotiva, leva a crer que o momento é positivo, afirma Breitkopf.
Nas tabelas que se seguem, veja dados de emplacamentos de veículos novos em Santa Catarina para cada segmento automotivo e por região.