A partir de agora, empresários e empresárias brasileiras terão ainda mais oportunidades para fazer negócios nos Estados Unidos. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio de seu programa ApexBrasil +Feiras, fechou neste mês uma parceria com a Emerald, a maior organizadora de feiras comerciais nos EUA. A empresa traz em seu portfólio uma grande variedade de eventos anuais, que vão complementar o vasto leque de opções que a Agência já oferece para quem deseja adentrar ou fortalecer sua presença no mercado norte-americano.
O acordo com a Emerald beneficia diretamente a promoção comercial de produtos e serviços brasileiros no mercado norte-americano, em setores variados da economia. Essa é uma prioridade para os negócios da ApexBrasil, conforme reiterou o presidente da Agência, Jorge Viana, durante as agendas que liderou junto de representantes dos Setores de Promoção Comercial (SECOMs) das embaixadas brasileiras nos EUA e no Canadá, entre 12 e 15 de março deste ano. ˜Queremos ampliar a presença das empresas nacionais no exterior, e isso exige uma estratégia diferenciada para estimular acordos bilaterais com os Estados Unidos, o principal mercado do mundo e o nosso segundo maior parceiro comercial", frisou Viana na cerimônia de abertura dos encontros.
A vice-presidente da Emerald, Indira Franca, brasileira baseada nos Estados Unidos, destacou a potência da parceria. "Nós, como Emerald, estamos muito honrados de ser o primeiro organizador americano a assinar o acordo com a ApexBrasil +Feiras, porque nós cremos que vamos poder apoiar e facilitar realmente a entrada das empresas brasileiras no mercado americano através das nossas plataformas, incluindo as nossas feiras", celebrou Franca, durante reunião na ApexBrasil para consolidar o acordo. A CEO complementou que o Brasil é um país com altíssimo potencial de destaque nesses eventos, tendo em vista também a diversidade de oportunidades no portfólio da Emerald.
O ApexBrasil +Feiras é uma das formas de apoio à participação de empresas brasileiras em eventos no exterior. O programa oferece acesso a um conjunto de feiras internacionais, em setores variados da economia e em mercados não tradicionais, facilitando a promoção comercial de micro e pequenas empresas e das que ainda estão iniciando sua jornada exportadora. O acordo com a Emerald, em especial, vai viabilizar a participação do Brasil em 13 novas feiras nos Estados Unidos, em diferentes segmentos. Uma delas é a Cocina Sabrosa, ponto de encontro para o mercado latino de alimentos e bebidas, que acontecerá em Irving, nos Texas – clique aqui para se inscrever até 31 maio.
Confira a lista dos eventos incluídos no portfólio do ApexBrasil +Feiras por meio da parceria com a Emerald:
- Design, reformas e construções
BOUTIQUE DESIGN NY
Hospitality and Destination (HD) EXPO & CONFERENCE
INTERNATIONAL FASTENER EXPO (IFE)
- Esportes e práticas desportivas em ambientes externos/ar livre
ACTIVE COLLECTIVE CA
ACTIVE COLLECTIVE NY
SWIM COLLECTIVE
OUTDOOR RETAILER
SURF EXPO
- Alimentos
COCINA SABROSA
PIZZA EXPO
- Casa, presentes e varejo no geral
ASD MARKET WEEK
NY NOW
- Tecnologia e marketing
CEDIA EXPO
Sobre a Emerald
Emerald é a maior produtora de feiras, conferências, conteúdo e comércio dos Estados Unidos. A empresa produz mais de 140 feiras anuais de negócios B2B e eventos para consumidores, buscando proporcionar conexões que impulsionam o crescimento de negócios variados. Seus conteúdos comerciais, disponíveis em meio impresso e digital, oferecem conhecimento especializado para manter os clientes na vanguarda de seus setores. Além disso, as soluções comerciais da empresa apostam em tecnologia de última geração para promover experiências de compra e venda mais econômicas e eficientes.
Problemas no sistema de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) estão causando demora na entrega do documento em todo o Brasil. Por este motivo, a Câmara de Vereadores de Itajaí informa que o Balcão da Cidadania continua recebendo as solicitações para emissão de carteiras de trabalho, mas que não tem prazo para entrega dos documentos.
Pelo menos 1.535 postos de trabalho devem ser gerados até o final deste ano pelo setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC) em Santa Catarina. Destes, mais de 600 estão abertos e ao menos 908 devem ser gerados nos próximos meses. A estimativa vem do mapeamento de TIC para 2015, um levantamento realizado pelo programa Geração TEC, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).
“Estas informações ajudarão a montar a grade de cursos do programa, que visa formar profissionais capacitados para atenderem as necessidades das empresas catarinenses”, explica Chiodini.
O mapeamento contou com a participação de 190 empresas do setor no Estado no primeiro trimestre. Nos resultados, destacam-se as cidades com maior número de oportunidades abertas e também previstas para o ano. A maior quantidade de vagas está em Florianópolis (355), Joinville (313) e Blumenau (252). Nas posições seguintes figuram Rio do Sul (120), Lages (96), Criciúma (91) e Tubarão (81).
Estas cidades deverão oferecer capacitações do Geração TEC, incluindo Brusque, Chapecó e São Miguel do Oeste. De acordo com a coordenadora operacional do programa, Jeritza de Souza, os resultados enviados pelas empresas já estão sendo trabalhados para que o maior número possível de vagas demandadas seja suprido em 2015. “Estamos em fase de seleção de instituições de ensino para que sejam abertos processos seletivos de cursos de formação profissional em 10 cidades catarinenses. Serão cerca de 20 turmas e as oportunidades devem abrir a partir da próxima quinzena”, explica.
Segundo o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Guilherme Bernard, o levantamento é importante para que as empresas reconheçam áreas mais carentes de profissionais qualificados. “Os números refletem a força e o potencial de crescimento do setor tecnológico catarinense, mesmo em um contexto de dificuldade econômica como o que o país enfrenta atualmente. O mapeamento nos faz, ainda, vislumbrar onde estão as lacunas da demanda por profissionais e ajuda a identificar áreas que necessitam de mais investimentos em qualificação”, destaca Bernard.
Em quatro cidades pesquisadas, a previsão de geração de novas vagas até o final do ano deve representar quase o dobro das oportunidades oferecidas hoje. É o caso de Lages, que prevê 184% mais admissões; Joinville, com acréscimo de 155%; Brusque, 95% e Florianópolis, 77%.
A estimativa da Acate prevê um crescimento da ordem de 20% para o setor em 2015. O Geração TEC já realizou 4.571 capacitações em todas as regiões de Santa Catarina. O programa é executado pelo Instituto Internacional de Inovação (i3), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e entidades de TIC parceiras.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal Meu Bolso Feliz, a maioria dos consumidores (57%) não se prepara financeiramente para a aposentadoria. No caso das pessoas menos escolarizadas (até ensino fundamental completo), o número aumenta para 62%. Entre os homens, 54% não se planejam para essa fase da vida e entre as mulheres, 59%. Um dado importante da pesquisa é a preocupação dos mais jovens (de 18 a 24 anos) com a aposentadoria: 59% dizem não se preparar para a velhice.
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o número é preocupante. "As pessoas não pensam que no futuro terão uma grande redução na renda quando pararem de trabalhar. Os jovens pensam em aproveitar o momento e acabam não se preocupando com gastos com saúde e imprevistos." alerta. "Quanto mais velho, mais caros são os planos de saúde, maior a propensão a ter problemas sérios que necessitem de remédios caros e cirurgias. Além disso, o futuro pai ou mãe também terá gastos com seus filhos na faculdade ou cursos. Tudo isso deve ser pensado ainda quando jovem", explica a economista.
Entre os que admitem não se preparar para a aposentadoria, 17% afirmam que dependerão somente do INSS. Outros 15% dizem que gostariam de se preparar, mas não sabem por onde começar; 14% não pensam no assunto; e 10% garantem que gostariam, mas não sobra dinheiro para guardar ou pagar o INSS.
Para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, a aposentadoria deve ser pensada desde o primeiro emprego, logo no início da fase adulta. "Ainda que o jovem ganhe um salário baixo, é possível guardar uma parte se houver organização e disciplina. Quem passa por essa fase deve usar a energia da juventude para fazer o seu pé de meia e poupar para depois viver sem preocupações e privações mais para frente", analisa. "O futuro que hoje parece tão longe está mais perto do que imaginamos e quanto mais cedo iniciar esse investimento, melhor: os aportes mensais feitos com 25 anos são bem menores do que se iniciar aos 45 anos".
43% dos entrevistados investem no futuro
Segundo a pesquisa, 43% dos consumidores tomam providências a respeito da aposentadoria. A preparação é maior entre o público masculino, entre pessoas pertencentes às classes A e B, e entre os que possuem maior escolaridade. A poupança é identificada como a opção mais frequente de investimentos (25%), seguida da previdência privada (14%).
Porém, a economista alerta que a caderneta pode não ser a melhor maneira de assegurar uma boa renda para a terceira idade. "Existem outras formas de investimento que também são práticas, permitem a retirada do dinheiro a qualquer momento, e ainda estão dando maior retorno", explica. "As melhores opções atualmente são os papeis do tesouro direto, CDB e fundos de renda fixa", diz Kawauti.
Confira dicas para se preparar para a aposentadoria:
Metodologia
Foram ouvidas 662 pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais nas 27 capitais. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais com margem de confiança de 95%.
A Volvo Ocean Race desembarcou no Brasil e as previsões se concretizaram: festa e carinho do público de Itajaí (SC), Vila da Regata lotada e velejadores cansados e sedentos por comida e banho quente após uma prova longa e decidida nos quilômetros finais. Mais emoção prevista para terça-feira com a chegada do Team SCA, barco 100% feminino.
A maior regata do mundo parou na cidade catarinense pela segunda vez e, só no primeiro fim de semana do megaevento esportivo, quase 70 mil pessoas foram assistir a chegada dos barcos, incluindo nos molhes de Itajaí e Navegantes. A previsão é que até o dia 19 de abril - data da largada para Newport - mais de 300 mil pessoas se envolvam com a regata.
Depois de 12 mil quilômetros pelos mares do Sul, Cabo Horn e icebergs, os atletas ficaram impressionados com a recepção dos brasileiros. Porém, quem ganhou mais atenção foi o catarinense André 'Bochecha' Fonseca, que integra o MAPFRE, segundo colocado na quinta etapa. "Foi uma das maiores emoções que senti. Foi indescritível".
O vencedor foi da etapa foi Abu Dhabi, que lidera a competição no geral. A equipe cruzou a linha de chegada neste domingo (5). Menos de uma hora depois apareceram MAPFRE, Team Alvimedica e Team Brunel. "Foi a melhor etapa de todas. Apesar de muitos problemas com pequenas quebras, foi a perna que mais me diverti", Bouwe Bekking, comandante do Team Brunel.
Números
20.000 pessoas nos molhes de Itajaí e Navegantes
49.748 pessoas na Vila da Regata em apenas três dias
Objetivo é chegar a 300.000 mil pessoas
Itajaí tem 203.000 habitantes
Tempo total do percurso de Auckland até Itajaí
Abu Dhabi Ocean Racing - 18 dias, 23 horas e 30 minutos
MAPFRE - 19 dias e 02 minutos
Team Alvimedica - 19 dias e 24 minutos
Team Brunel - 19 dias e 25 minutos
549 milhas velejadas em 24 horas pelo Abu Dhabi - recorde de velocidade desta edição da Volvo Ocean Race
Quem falta chegar?
Team SCA - previsto para terça-feira (7)
Dongfeng - quebrou o mastro e se dirige a Itajaí com motor ligado
Classificação
Abu Dhabi Ocean Race - 9 pontos perdidos
Dongfeng Race Team - 16 pontos perdidos
Team Brunel - 18 pontos perdidos
MAPFRE - 18 pontos perdidos
Team Alvmedica - 19 pontos perdidos
Team SCA - 24 pontos perdidos