sexta, 20 de setembro de 2019
16/08/2017

Pesquisador confirma que escombros são do navio Palas


A Construtora Triunfo teria conhecimento da existência dos escombros do naufrágio do navio Palas ocorrido na barra do Porto de Itajaí há cerca de 124 anos. A afirmação é do pesquisador e consultor Haroldo Becker Filho, que trabalhou no canteiro de obras da empresa no molhe de Navegantes e garante ter comunicado à construtora da existência do navio naufragado na área há pelo menos um ano. Becker, inclusive, tem registros do descarte de peças do navio nas caçambas de lixo da empresa.

Segundo a fonte, os restos do navio naufragado em 1893-1894, inclusive restos de material bélico, estão nas proximidades dos espigões que estão sendo retirados para o alargamento do canal de acesso e às escavações para a nova bacia de evoluções.

Becker teve conhecimento do naufrágio inicialmente em 1998. Começou as pesquisas no ano de 2008 e no início deste ano fez mergulhos para reconhecimento da área, ocasião em que diz ter constatado ser a embarcação utilizada na Revolta da Armada. Suas suspeitas foram confirmadas após os resultados de análises que encomendou a especialistas do Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Procurada ontem, a empresa disse que deve se manifestar sobre o assunto nos próximos dias.



© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt