sexta, 15 de novembro de 2019
28/06/2017

Obras serão retomadas no Porto de Itajaí


Está definida para a primeira quinzena de julho a retomada das obras dos berços 3 e 4, no Porto Público de Itajaí. A ordem de serviço, a favor da Serveng Engenharia, será expedida pelo Porto em 11 de julho e o reinício das obras será imediato. A expectativa, segundo o superintendente do Porto de Itajaí, engenheiro Marcelo Werner Salles, é que o berço três esteja concluído no prazo de 90 dias, contados a partir da assinatura da ordem de serviço.

O berço 3 está com mais de 90% das obras concluídas, necessitando praticamente das defensas e cabeços de amarração. Itens que, segundo Salles, serão contratados imediatamente.

Com relação ao berço 04, foram encontrados escombros remanescentes das enchentes de 1983, o que impossibilita a perfuração para cravação de estacas para o novo cais. Diante disso, será necessário minucioso estudo, com ensaios de perfuração das lajes, para que aí seja elaborado um novo orçamento para a aditivação do contrato ou, dependendo do valor, uma nova licitação. A conclusão destes estudos deverá estar concluídas em 120 dias.

A liberação dos recursos para a obra, no valor de R$ 23 milhões, foram autorizados pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, no dia 11 de maio. No entanto, somente agora esses recursos foram repassados ao Porto. Vale ressaltar que a obra é de fundamental importância para o Porto de Itajaí, que terá na exploração dos dois berços uma nova fonte de receita, uma vez que está apenas com um berço em operação.



© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt