quinta, 14 de novembro de 2019
12/04/2017

A mais nova gigante dos mares


A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou a aprovação sem restrições de uma joint venture entre as armadoras japonesas Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK), Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e Kawasaki Kisen Kaisha (KL). A fusão envolve o setor de transporte marítimo regular de contêineres e vinha sendo debatido desde o ano passado.

A união dos três armadores resultou em uma sociedade de responsabilidade limitada de capital fechado chamada de “JV”, cujo negócio é o fornecimento de transporte marítimo regular de contêineres e serviços de terminais de contêineres. A JV será controlada pela NYK, que terá 38% de suas ações. Tanto a Mol quando a KL terão 31% cada.

O negócio é avaliado em R$ 8,2 bilhões e resultou na sexta maior frota de navios de contêiner do mercado mundial, podendo transportar 1,4 milhão de TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e respondendo por 7% da capacidade global de transporte marítimo de contêineres.

No Brasil, a operação envolverá apenas o negócio de transporte marítimo regular de contêineres.



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