domingo, 22 de setembro de 2019
10/04/2017

Safra de sardinha deve ser a pior dos últimos tempos


As boas expectativas para a safra da sardinhas deste ano foram frustradas. As capturas iniciaram no dia 15 de fevereiro e na primeira semana a quantidade de cardumes encontrados no litoral sul animou o setor. Aliado a isso, as altas temperaturas das águas da costa brasileira neste ano era um bom prenúncio para os pescadores e armadores de pesca, que apostavam na captura de mais de 80 mil toneladas da espécie.

Só que, passados pouco mais de um mês, já tem armador desistindo das capturas. A expectativa agora é outra: que esta seja a pior safra dos últimos cinco anos. E a desistência das embarcações tende a agravar após a Semana Santa, quando a procura pelo pescado é maior e estimula novas tentativas.

A situação preocupa o Sitrapesca, sindicato que representa os trabalhadores da pesca comercial. Cada barco leva a bordo 18 pescadores. Só em Itajaí e Navegantes, 1,4 mil trabalhadores da pesca estão empregados na captura da sardinha. A desistência dos armadores deve impactar em significativa alta na tacha de desemprego.



© Copyright 2000-2014 Editora Bittencourt